Projeto de requalificação urbana para comunidade do Santa Maria e 17 de Março é apresentado pela Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
25/09/2020 18h07

Na tarde desta sexta-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e o Centro de Pesquisa, Consultoria e Estudos de Mercado (Cepecem), empresa selecionada via licitação para a execução do das obras ligadas ao “Programa de Requalificação Urbana de Aracaju”, apresentaram aos líderes comunitários dos bairros Santa Maria e 17 de Março detalhes das transformações urbanísticas que ocorrerão nos próximos anos.

O projeto é fruto de um financiamento aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na ordem de U$75 milhões. Durante a reunião representantes da administração municipal e da empresa contratada explicaram como as obras funcionarão, além de escutar as opiniões dos moradores dos bairros beneficiados.

A secretária da Assistência Social, Simone Passos, esclarece que não tem como promover o desenvolvimento de uma comunidade sem perpassar pela área social. “A gente precisa trazer para a comunidade a noção de responsabilidade com os projetos e obras que serão desenvolvidos aqui. Além disso, explicar como funcionará cada equipamento disponibilizado para que a população crie o sentimento de pertencimento necessário”, ressalta Simone.

A ideia é uma total reformulação urbanística, na busca por desenvolvimento econômico e social, por meio da construção de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS); Casa Lar, escolas, unidades de saúde e praças.

A mobilização, organização e fortalecimento social, na busca por ampliar os canais de participação popular; a educação patrimonial e ambiental, que visa estimular o sentimento de pertencimento e cuidado com o patrimônio público; e desenvolvimento socioeconômico, com o objetivo de impulsionar a vocação econômica local, foram os três eixos de atuação referentes à assistência social abordados para a região.

A coordenadora de trabalhos técnicos e sociais do Cepecem, Vanessa Brito, destaca que o objetivo foi explicar à comunidade como o projeto de requalificação urbana ocorrerá nesta região, tanto as obras quanto os atendimentos sociais. “Além disso, o intuito também é promover o cuidado ao patrimônio público, assim como a conservação ambiental”, aponta. 

Os detalhes fornecidos no evento animaram as lideranças das comunidades, que aguardam com entusiasmo o início das obras. “Nós precisamos muito de iniciativas assim, porque a nossa juventude precisa de ajuda para conseguir trabalho, ter lazer e suprir outras carências”, elogia a moradora do bairro Santa Maria, Telma da Cruz.