Prefeitura amplia horário da UBS Sinhazinha e segue com 13 Unidades em horário estendido

Saúde
25/11/2020 14h01

A partir da próxima terça-feira, dia 1°, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Sinhazinha passa a funcionar no horário, das 7h às 19h, se juntando a outras 12 UBS que já funcionam em horário estendido, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a coordenadora de Estratégica de Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde, Kamila Fialho, a SMS possui Unidades de Saúde da Família homologadas para o Programa Saúde na Hora, que tem como objetivo a ampliação do acesso dos usuários às ações e serviço ofertados pela Atenção Primária à Saúde, inclusive, em horários mais flexíveis para a população, reduzindo o volume de atendimentos de usuários com condições de saúde de baixo risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.

“Nossa proposta com a ampliação da UBS Dona Sinhazinha é melhorar, cada vez mais, o acesso da população aos serviços, realizando o atendimento dos usuários que não tinham tempo de ir às UBSs no horário normal de atendimento. Desta forma, reduzimos o volume de atendimentos de usuários com condições de saúde de baixo risco em unidades de pronto atendimento e emergência hospitalares”, explica.

Unidades em horário estendido

As unidades que estão trabalhando em horário diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 19h, são: Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Max Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco) , Cândida Alves (Santo Antônio) e Sinhazinha (Grageru).

“Os serviços mais procurados nessas Unidades são consultas, procedimentos e aplicação de vacinas, dispensação de medicamentos, consultas odontológicas entre outros. Estender o horário de funcionamento foi uma alternativa para possibilitar que os usuários tenham mais tempo de acesso aos serviços”, enfatiza.