Aracaju pela Vida já realizou mais de dois mil atendimentos a pacientes com covid-19

Saúde
30/11/2020 12h34

O programa ‘Aracaju pela Vida’, implantado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 2.019 atendimentos domiciliares. Destes, 313 pessoas realizaram testes rápidos, 551, testes tipo RT-PCR (o swab, com uso de cotonete), e seis pessoas foram encaminhadas para internamento.

A coordenadora do programa, Sindaya Belfort, explica que o programa consiste em assistir pessoas que já foram atendidas nas unidades de referência para o coronavírus e, atualmente, estão em isolamento domiciliar com exames confirmados ou suspeitas da covid-19, nos quais há riscos de agravamento, como em idosos ou em pessoas com comorbidades.

“Nosso principal objetivo foi ampliar o monitoramento dos casos de coronavírus na capital. Continuamos fazendo as visitas, que não são aleatórias, mas com base em pessoas suspeitas ou que testaram positivo. Temos os atendimentos que são realizados nas unidades de referências e, destes, identificamos os que estão no perfil. Os resultados dos testes que são realizados nas UBS estão saindo com 24h, então, temos acesso a essa informação com rapidez”, explica.

Programa

Atualmente, são três equipes formadas por médico, enfermeiro e agente de saúde local. As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nos mesmos dias e horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada equipe realiza, no máximo, oito visitas por turno, mas isso depende do bairro e da quantidade de pessoas que residem no local. A visita ao paciente é feita com paramentação necessária (equipamentos de proteção individual), seguida de uma avaliação oral e depois física.

Sindaya Belfort conta ainda que o programa também dá suporte às UBS que não são referência em síndrome gripal e identifica em seus respectivos territórios pessoas nesse perfil.

“Essas informações também vêm para que possamos realizar visitas. É importante destacar que ainda temos a demanda das pessoas que são atendidas pelo TestAju, que faz teste itinerante nos bairros. Dessa forma, estamos cobrindo Aracaju de norte a sul”, enfatiza.

Busca ativa

O acesso dos usuários pode ser pelo MonitorAju, por meio do qual as pessoas já são acompanhadas remotamente; pelo atendimento nas UBS de referência para síndrome gripal ou na identificação pela UBS do próprio bairro.

“O Aracaju pela Vida é uma busca ativa por pessoas infectadas porque o risco de contaminação seria maior se essas pessoas saíssem de suas casas para as unidades de saúde. Com o programa, a gente consegue expor menos pessoas contaminadas nas ruas, ocasionando uma menor probabilidade de o vírus circular. O nosso objetivo é reduzir ao máximo o número de complicações por covid-19 e consequentemente a necessidade de internamento”, relata.

Atenção

A SMS chama a atenção para a importância das pessoas se conscientizarem no sentido de evitar aglomerações, respeitar o distanciamento social, usar máscara e cumprir o período de isolamento em casa.