Ofertada pela Prefeitura, oficina online de artesanato natalino capacita para geração de renda

Formação para o Trabalho
17/12/2020 15h00

Para qualificar cidadãos para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, a Prefeitura de Aracaju tem investido, de forma planejada, na modalidade de ensino à distância, com oficinas online, oferecidas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) como uma alternativa de capacitação, uma vez que os cursos presenciais do órgão tiveram que ser suspensos diante da pandemia do novo coronavírus.

Por conta disso, a Fundat vem disponibilizando, desde o mês de setembro, uma série de oficinas online e gratuitas para a população, com a finalidade de contribuir para a geração de renda, principalmente daqueles que foram afetados economicamente pela pandemia. Uma destas oficinas foi a de Artesanato Natalino, ministrada, durante duas horas, pela instrutora e psicóloga Daiane Lima, que capacitou 21 alunos com dicas práticas sobre como produzir peças natalinas para vender ou decorar a casa para o Natal.

Segundo a presidente da Fundação, Edivaneide Lima, as capacitações online estão trazendo resultados positivos para os participantes. “O propósito da Fundat é não parar de levar aos cidadãos a qualificação que tem a capacidade de gerar novas fontes de renda. Por isso, buscamos na tecnologia uma maneira de continuar com o nosso trabalho neste período de pandemia”, afirmou.

A instrutora Daiane Lima explica que o período de isolamento social, vivenciado por causa da pandemia, implica diretamente no âmbito financeiro das famílias. Por isso, ela acredita na importância do trabalho da Fundat de ofertar qualificação profissional como forma de geração de renda extra ou até mesma da renda principal do participante.

“O artesanato é uma realidade para muitos aracajuanos e a época natalina favorece as vendas. Por isso, foi uma satisfação enorme estar ensinando numa oficina online promovida pela Fundat, além da oportunidade de levar conhecimento e poder espalhar um pouco de esperança. Isso só me nutre a alma”, enfatiza a instrutora.

Possibilidades
Para aluna e também psicóloga Diana Lima, a oficina online foi realizada de maneira dinâmica e bem explicada durante toda a transmissão. “Estou aprendendo a lidar com trabalhos manuais para usar de forma terapêutica e trazer uma rendinha extra, e ainda aproveitar para enfeitar a casa”, diz a participante, parabenizando a Fundat por proporcionar uma oportunidade de capacitação em meio à pandemia.