Campos construídos pela Prefeitura têm beneficiado moradores do Soledade e Japãozinho

Juventude e Esporte
21/12/2020 11h00

Atendendo a demandas da população, a Prefeitura de Aracaju tem investido, de forma planejada, para fomentar a prática de atividades esportivas em áreas públicas da cidade, como fez nos bairros Soledade e Japãozinho, a partir da construção e revitalização de campos de futebol.
 
No Soledade, o espaço foi construído pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), resultado de um investimento superior a R$490 mil. E no Japãozinho, o projeto de revitalização do antigo campo, executado também pelo Municípioi, contou com um investimento de aproximadamente R$225 mil.
 
De acordo com o secretário municipal em exercício da Juventude e Esporte, Sérgio Thiessen, os campos promoveram transformações, nessas comunidades, em vários aspectos, que vão desde o social até o econômico. “Todas as faixas etárias aproveitam. A movimentação se estende ao entorno do campo, à calçada e à pracinha, o que atrai vendedores ambulantes e toda a comunidade acaba sendo beneficiada”, destaca. 

Além disso, destaca o Sérgio, o esporte contribuiu significativamente para oferecer oportunidades aos jovens moradores desses bairros. “Tenho alunos que viram os pais sendo assassinados e que alimentavam o desejo de vingança. Hoje, graças ao campo, consigo mostrar-lhes um novo horizonte de possibilidades”, testemunha Fábio Santos Flores, treinador e criador do Projeto Social Caminho do Bem.

Fábio relembra que, antes do campo society, o Japãozinho contava apenas com um campo de areia. “Agora, vem até pessoas de outros bairros jogar aqui. Melhorou a mercearia, todo o comércio. Mas o principal foco está em tirar os meninos das esquinas e fazê-los pai de família ou jogadores profissionais, longe do crime”, ressalta o treinador.

No Soledade, o cenário não é diferente. Há cerca de três meses, crianças, jovens e adultos fazem bom uso do novo equipamento urbano implantado pela Prefeitura no bairro. “Ele [o campo] mudou tudo para nós. Não tínhamos nada para fazer, para praticar esporte. É um lugar para ficarmos com a família, fazer caminhada. Além de ter valorizado as casas ao redor do campo. Sem contar a economia. Tudo isso é lucro para a comunidade”, reconhece Glairto Eudes dos Santos, servidor da Secretaria da Juventude e Esporte responsável por conduzir crianças de 7 a 12 anos no futebol.