Em ação conjunta, Prefeitura e Governo do Estado interditam bares em Aracaju

Saúde
30/12/2020 23h30


O trabalho de fiscalização realizado de forma conjunta entre Vigilâncias Sanitárias do município de Aracaju e do Estado, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal resultou na interdição cautelar de estabelecimentos do segmento de bares e restaurante na noite desta quarta-feira (30).

Durante a operação, foi constatado o descumprimento do protocolo sanitário para bares e restaurantes, com base no decreto municipal nº 6.324/2020, publicado pela Prefeitura de Aracaju, considerando a atual situação epidemiológica do município. Uma das medidas estabelecidas, por exemplo, é que bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares devem funcionar com ocupação máxima de 50% da capacidade do local, devendo cada mesa contar com, no máximo, seis pessoas. 

No decorrer da força-tarefa, a qual tem sido realizada frequentemente, foi possível detectar consumidores sem máscara, capacidade do estabelecimento acima do permitido e não cumprimento de distanciamento social. Alguns desses locais já haviam sido notificados anteriormente. 

A coordenadora da Revisa municipal, Denilda Caldas, explica a importância de seguir o protocolo sanitário e cita medidas como uso de cardápio virtual, disposição de mesas com distância mínima de um metro e meio, limpeza de banheiros a cada duas horas e dispensadores com álcool gel a 70%, para higienização das mãos.  

 “Os espaços de dança e de lazer para crianças não são permitidos e devem permanecer isolados. Sobre as áreas externas, é aconselhável que os estabelecimentos adotem medidas de controle de acesso, organizando filas com o distanciamento mínimo recomendado ou distribuindo senhas. O importante é que as alternativas encontradas evitem aglomerações”, afirmou.

Fiscalização
Durante as festas de final de ano, o município de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado, promoverá fiscalizações nos eventos fechados realizados em bares e restaurantes da Capital. As inspeções ocorrerão a partir das 22h e cobrarão as exigências do decreto nº 6.324/2020, que versa sobre questões de distanciamento social e adequações necessárias na atual situação epidemiológica.

A população pode denunciar aglomerações e eventos com público acima de 150 pessoas por meio do número 0800-729-3534, opção 7.