Comerciantes e frequentadores das praias da capital aprovam serviço do Cata Treco

Serviços Urbanos
15/01/2021 15h00

Desde que ampliou a programação do Cata Treco, a Prefeitura de Aracaju passou a disponibilizar o serviço, também, à faixa de areia das praias da capital. Nesta sexta-feira, 15, na região, as equipes que executam o serviço recolheram materiais inservíveis, os quais são disponibilizados à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). 

De acordo com a Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o novo roteiro será cumprido a cada três meses e antecipado se houver necessidade. "Estamos seguindo o percurso para atender a extensão de areia que vai da praia da Cinelândia até a região do Mosqueiro, identificada como de maior movimentação e, consequentemente, de mais descarte de material. No retorno, ou seja, do Mosqueiro sentido Cinelândia, atenderemos os bares e restaurantes, informou o diretor Bruno Moraes. 

A Emsurb adiantou que outras áreas da região das praias poderão ser assistidas, desde que verificada a necessidade e as condições de acesso ao local. Enquanto isso, conforme programação, outro caminhão e equipe operam para atender as comunidades e seus moradores. O diretor acrescentou que, até nesta sexta, o serviço acontece no Bairro Industrial, zona Norte da cidade.

“O Cata Treco é um excelente programa. Estava sem saber como descartar algumas mesas e cadeiras velhas. Quando soube que o caminhão passaria por aqui, fiquei muito satisfeito, pois não é legal acumular entulho no estabelecimento”, disse Carlos Roberto Santos, que comercializa em quiosque na rodovia Inácio Barbosa. 

Proprietária de um bar na região da Aruana, Neide Rodrigues reconheceu a utilidade do serviço. “É um programa ótimo, porque estimula as pessoas que costumam acumular treco, a descartar de forma correta e consciente. Além disso, ajuda a manter o espaço com boa aparência e sempre limpo”, ressaltou. 

Frequentador assíduo das praias da capital, Carlos Alberto elogiou a iniciativa da Prefeitura. "Creio que seja uma ação de extrema importância, pois auxilia, tanto aqui na praia quanto nos bairros, porque diminui os problemas de descarte irregular", comentou o professor de Educação Física.

Rita Maria Gonçalves, que comercializa na área, aproveitou a ocasião para se desfez de um freezer e outros objetos. “O Cata Treco está sendo muito útil. Com ele, as praias vão ficar ainda mais limpas”.