Prefeitura torna atendimentos mais humanizados com Serviço Domiciliar e Transporte Sanitário

Saúde
21/01/2021 15h30

Um dos principais objetivos do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), implementado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é propiciar um atendimento mais humanizado. Um dos serviços que proporciona isso é a visita semanal aos pacientes, com acompanhamento da evolução do quadro clínico. 

O serviço conta com oito equipes multidisciplinares: seis de atendimento médico e duas de apoio, as quais reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.

De acordo com a coordenadora do SAD, enfermeira Aline dos Santos, o serviço é considerado de desospitalização. "Se um médico de nossas unidades entender que o paciente pode ser encaminhado para o atendimento em casa, ele aciona o SAD e a equipe continua o atendimento", explica.
 
Fluxo
Aline afirma que as visitas acontecem conforme a necessidade do paciente e podem ser uma vez por semana ou diariamente. “O Serviço absorve os pacientes que estão em unidades hospitalares, como o [Hospital] Fernando Franco e o Nestor Piva, e que ainda não têm condições de alta hospitalar. Nesses casos, os médicos fazem a solicitação através do Núcleo Interno de Regulação e a equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar realiza uma avaliação clínica ainda na unidade hospitalar”, ressalta.
 
Em seguida, a equipe faz uma avaliação do domicílio, chamada de visita de ambientação. “Se o paciente tiver condições, tanto clínicas quanto ambientais e socioeconômicas de ser admitido pelo SAD, liberamos a transferência e ele entra no regime de internação domiciliar. É levado para casa e, a partir daí, abrimos o cronograma de visita", esclarece o médico do SAD, Juca de Sá.
 
Vantagens
Os benefícios desse tipo de atendimento, segundo Juca, contemplam tanto os pacientes em si quanto a própria rede de saúde. A família tem o paciente mais próximo, compartilha e participa do cuidado, e a rede abre espaço para alguém que necessite mais do internamento por ser uma situação mais grave.

“Com relação ao ambiente domiciliar, a equipe avalia luminosidade, para ver se é possível realizar os procedimentos clínicos; se a ventilação é adequada, assim como o piso; e se tem, de forma geral, condição de receber e manter a mobilidade correta dos pacientes dentro de casa. Se tudo isso estiver dentro dos padrões, a gente encaminha para o atendimento domiciliar. Caso não tenha, mantemos o paciente em internação hospitalar", complementa o médico.
 
Transporte Sanitário
A Prefeitura também disponibiliza à população o serviço de Transporte Sanitário, voltado a pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção , que necessitam deslocar-se para uma unidade de saúde para a realização de procedimentos de caráter eletivo, como consultas, exames e procedimentos terapêuticos.

Segundo a técnica do Transporte Sanitário, Suzana Linhares, 12 veículos são disponibilizados para o deslocamento programado de usuários. São sete vans, duas ambulâncias e três carros pequenos que realizam o transporte dos pacientes para o tratamento contínuo de fisioterapia, oncologia e hemodiálise,

Como se cadastrar no Transporte Sanitário 
O solicitante deve providenciar seu cadastro ligando para os números 3046-1415, 3046-1414 ou 99152-3496. “Os documentos necessários para utilizar o serviço são o relatório médico ou da clínica contendo dados referentes ao nome, local do tratamento, dias e horários, necessidade do tratamento, cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência. O serviço atende somente o município de Aracaju”, complementa a técnica.