Ofertado quatro dias na semana, Cata Treco beneficia moradores de toda a cidade

Serviços Urbanos
21/01/2021 17h04

O programa Cata Treco, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, a cada dia recebe novas adesões de aracajuanos. Disponibilizado porta a porta, o serviço é realizado quatro vezes por semana (segundas, terças, quintas e sextas) e, também, mediante solicitação feita à Ouvidoria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), pelo 3021-9908 ou pelo e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br.

Residentes no Luzia, bairro atendido pelo serviço na programação desta quinta-feira, 21, manifestaram satisfação com a condução desta coleta, como a dona de casa Patrícia Lima, que aproveitou a passagem do caminhão pelo conjunto dos Motoristas para se desfazer de um sofá.
 
“Sempre escuto a programação pelo rádio e ouço o carro de som. Por isso, não perdi tempo e fiquei atenta ao horário da prestação do serviço. O Cata Treco facilita muito a nossa vida, além de ser uma atividade de grande utilidade pois ajuda a evitar o descarte irregular no nosso bairro”, destacou ela, ao tempo em que reconheceu a importância do serviço.

Preocupada em dar a devida destinação às embalagens e objetos eletrônicos sem uso em sua residência, Maria Célia Nunes Costa comemorou a celeridade no atendimento da solicitação feita à empresa municipal. “Estava com vários equipamentos parados e tomando espaço. Por isso, entrei em contato com a Ouvidoria da Emsurb, no início dessa semana, e fiquei surpresa com a rapidez do atendimento. É uma ação muito importante porque ainda existem pessoas que insistem em poluir a cidade”, disse.

Alcione Pereira de Oliveira também reconheceu a utilidade do serviço. "Acho ótimo o Cata Treco da prefeitura, é um programa que nos dá a chance de descartar corretamente, e sem qualquer despesa, os objetos sem uso que ficam empilhados no quintal”, disse a moradora da localidade atendida.

"Nesta sexta-feira, 22, o programa continuará circulando por localidades do bairro Luzia, desta vez no conjunto Médici. Todo material reciclável recolhido é encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores). Já os outros tipos de resíduos são destinados ao aterro sanitário", antecipa o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

2020
De acordo com dados da Emsurb, em 2020, foram recolhidos, por intermédio do programa Cata Treco, 236,46 toneladas de resíduos. Ainda no final desse exercício, a empresa municipal ampliou o atendimento para a região das praias, inclusive na faixa de areia, onde estão instalados bares e restaurantes e ocorre intensa movimentação de banhistas.