Batimetria contribuirá na elaboração de projeto de segurança para região do Mosqueiro

Serviços Urbanos
09/02/2021 15h30


Autorizado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), o serviço de batimetria em trechos do rio Vaza-Barris, na região do Mosqueiro, já está acontecendo e teve início na Orla Pôr do Sol. A ação resultará na elaboração de um projeto a ser executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para contemplar uma das áreas da capital voltada para o turismo náutico com medidas que promovam a segurança e tranquilidade de banhistas e a delimitação de áreas para navegação. 

Nesta terça-feira, 9, a equipe da empresa prestadora de serviço, composta por técnicos de hidrografia e de sinalização náutica, executa o nivelamento topográfico de estação maregráfica para determinar o nível de redução de efeito da maré. No entanto, na segunda (8), os técnicos foram ao local para montar a estação maregráfica que permite o estudo e acompanhamento das variações do mar.

"Nesta terça colocamos a régua, o que consiste no primeiro passo, pois, precisamos fazer uma redução no nível da maré. Como a régua mais próxima fica acerca de 18 km, tivemos que montar uma outra aqui na Orla Pôr do Sol. Em seguida, instalamos o ecobatímetro, equipamento que registra a profundidade e que recebe um sinal de GPS com as coordenadas geográficas", explicou o representante da empresa, Manoel Ângelo. 

Ele considera extremamente responsável e essencial a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. "Após a execução do processo que, inclusive, apresentará a localização ideal para a instalação de placas de identificação e de ordenação para banhistas, os frequentadores terão acesso a importantes informações", disse, referindo-se, também, ao público da Croa do Goré e da praia do Viral, próximos trechos do Vaza-Barris a passarem pela batimetria. 

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, esta é mais uma ação da Prefeitura voltada à reorganização deste ponto turístico da capital e que segue o ordenamento costeiro. O serviço deverá ser concluído até o próximo sábado, dia 13.