Idosos com mais de 90 anos ressaltam resgate da esperança ao serem vacinados

Agência Aracaju de Notícias
10/02/2021 17h00

Há quem diga que quem chega aos 90 anos já viu de tudo. De fato, algumas pessoas, ao chegarem a essa idade, têm acumuladas um longo histórico de experiências, mas viver num momento de pandemia não está na lista de desejos de nenhuma delas, sobretudo quando o maior desafio é lidar com o distanciamento social que impôs, para muita gente, uma rotina de solidão que parecia infindável. 

Nesta quarta-feira, 10, porém, a ressignificação do momento começou a ser vivenciada, quando a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início à segunda fase da campanha de vacinação contra a covid-19 na capital. Nesta etapa, serão imunizados 2.232 idosos com mais de 90 anos de idade, os quais poderão optar pela vacinação em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no posto itinerante instalado no Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira.

No primeiro dia de vacinação da segunda etapa, o prefeito Edvaldo Nogueira enalteceu a importância da imunização e ressaltou a logística para que o processo possa ser o mais organizado possível. 

“É um momento de muita alegria. Na primeira fase, priorizamos vacinar 70% dos profissionais da saúde e já vacinamos todos os idosos institucionalizados e, agora, começamos a vacinação das pessoas acima dos 90 anos. É um momento de comemoração, sem dúvida. Não queremos atropelos, filas, então preparamos um esquema para garantir uma ação organizada", destacou o prefeito.
 
Segundo Edvaldo, esta etapa da campanha de vacinação contempla a todos que fazem parte deste grupo de idosos, "mas se não for possível nestes dias, vamos ampliar a permanência do drive-thru na Sementeira para que todos os idosos acima de 90 anos possam receber a primeira dose do imunizante".
 
"Esperamos que mais vacinas cheguem para que possamos ampliar cada vez mais o número de pessoas vacinadas e a Saúde de Aracaju tem capacidade e expertise para promover uma grande campanha de vacinação. Chegando as vacinas, tomaremos todas as medidas para dar continuidade”, enfatizou o prefeito.

Esperança
Para a maior parte da população, embora a pandemia tenha promovido uma série de limitações, não houve a quebra de vínculos físicos, não em totalidade. Os que estão em idade ativa, trabalhando ou estudando, o distanciamento social impôs algumas regras na rotina, mas, para os idosos, a necessidade de se manter em isolamento, por serem um dos grupos de maior risco, trouxe, ainda, o peso da solidão.

Assim, a vacina significou, além da proteção contra a covid-19, um alento, o resgate da esperança de que os dias de isolamento logo terão fim e o convívio com a família possa ser restabelecido. 

A primeira a ser vacinada no sistema drive-thru foi Josefa Loiola, de 92 anos. Para ela, o momento representou "uma alegria muito grande". "Cheguei cedo porque estava ansiosa e saio feliz por estar protegida. Vou poder ver minha família com mais segurança”, frisou. 

O aposentado Paulo Lourenço Barros, de 91 anos, foi até o local de vacinação dirigindo o seu próprio carro. O idoso se mantém com a mente e o corpo ativos, mas teve que deixar a caminhada diária de 8km por conta da pandemia. Hoje, ele pôde respirar mais aliviado ao receber a primeira dose da vacina. 

“Gosto muito de passear e, por causa da pandemia, tive que ficar mais em casa. Agora, estou animado, sabendo que ainda terei que manter os cuidados, mas esperançoso porque está mais perto de tudo isso passar. A esperança é a vacina. Ela nos dá ainda mais vontade de viver. Meu desejo é que logo mais e mais pessoas também sejam vacinadas”, afirmou Paulo. 

Acompanhado do filho, o senhor Manoel Lima, de 91 anos, ressaltou ficar mais tranquilo após receber a primeira dose do imunizante.

“Esse é um momento muito esperado e fico feliz por ser vacinado e me sentir mais tranquilo”, contou ao ser inteirado pelo filho, o advogado Emanuel Lima. “Como também sou idoso, agora, fico com a expectativa de que logo chegue a minha vez também e possamos ficar mais tempo juntos”, completou o filho. 

Prestes a completar 95 anos, no dia 28, Maria Monteiro recebeu um "presente" antecipado. “Se não tomar, não vale de nada. A vacina é necessária. Sou muito bem cuidada em casa e, com a vacina, espero viver mais segura ainda. Completarei os meus 95 anos mais tranquila e querendo viver mais”, ressaltou. 

Com a família completa no carro, até o animal de estimação foi levado para acompanhar a vacinação de Maria do Carmo Mendonça, de 94 anos. Quem a levou foi o namorado da neta, o médico João Gabriel Lima.

“Essa vacina significa que poderemos ficar mais perto dos nossos familiares e com segurança. Desde o início da pandemia, perdemos muito o contato com ela e, claro, isso nos deixava tristes e ela, principalmente”, pontuou João. 

Na UBS Augusto Franco, um dos vacinados foi Cipriano Caetano de Oliveira, de 90 anos, que confessou não esperar a vacina fosse chegar tão rápido. "Para mim, é um milagre ter sido vacinado. Agora, fico mais tranquilo em poder estar com a minha família e com saúde. Estou me sentindo muito bem, contente e confiante de que mais pessoas sejam vacinadas”, contou Cipriano.

No bairro Aeroporto, a aposentada Lúcia Maria Prudente, de 90 anos, recebeu a primeira dose do imunizante na UBS Augusto César Leite. “Para ser honesta, no início, eu não queria ser vacinada, mas, quando soube que uma amiga estava internada, pensei melhor e decidi tomar a vacina. Se é para o bem, então, é necessária, sim. Me sinto mais segura e vou poder estar mais perto dos meus familiares”, relatou. 

Esquema
Para receber a vacina no posto volante, os idosos devem se cadastrar no site da Prefeitura, a partir do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. Ao acessar o portal, deve ser preenchido um formulário com dados pessoais, como endereço, nome completo, CPF e nome do responsável pelo idoso, seguido do anexo do comprovante de residência.
 
Com o cadastro finalizado, equipes da Saúde farão a validação e será emitido um código de acesso, o qual deverá ser apresentado na entrada do Parque da Sementeira, impresso ou no celular. O drive-thru funcionará das 8h às 17h, nos dias 10, 11 e 12, podendo ser prorrogado, caso necessário.

Além do drive-thru, a vacina está sendo disponibilizada em 40 Unidades Básicas de Saúde. Àqueles que optarem pela imunização nas UBS, devem se dirigir à unidade mais próxima da residência, portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Caso o idoso não tenha o cartão do SUS, poderá apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência para se cadastrar na hora. No caso de idosos acamados que não possuem o cadastro no SUS, a orientação é que um representante legal realize o cadastramento na unidade de saúde portando, além dos documentos pessoais do idoso, um relatório médico. O cadastro também pode ser feito no portal da Prefeitura. A imunização do idoso acamado será feita em sua residência, por uma equipe de Saúde da Família.