Prefeitura inicia aulas de cursos profissionalizantes nos bairros Santa Maria e 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
01/03/2021 17h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, deu início nesta segunda-feira, 1º, às aulas dos cursos profissionalizantes que está ofertando em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

No total, seis cursos da área da construção civil estão sendo ministrados nas Unidades de Qualificação Profissional (UPQ) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), nos bairros Santa Maria e 17 de Março.

Nesta segunda-feira, foram iniciados os cursos de Auxiliar de Manutenção e Reparos Prediais, que terá as aulas realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 até as 11h30; e  de Armador de Ferragem, com aulas ministradas também nas segundas, terças e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30; ambos realizados na UPQ do bairro 17 de Março.

Além disso, os cursos de Auxiliar de Topografia, com aulas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e Servente de Obras, com preleção de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30, também foram iniciados, porém, com realização na UPQ do bairro Santa Maria.

Durante a semana, outros dois cursos terão início e estão divididos da seguinte maneira: Carpinteiro de Obras, nas terças e quintas-feiras, pela manhã; e Instalador Hidráulico, também nas terças e quintas-feiras, à tarde; ambos na UPQ do bairro 17 de Março.

De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social, Selma França, os cursos estão sendo iniciados dentro do período programado. “De acordo com o nosso cronograma os cursos foram iniciados nesta segunda, tanto no bairro 17 de Março, como no Santa Maria. Nesse início tivemos a presença do diretor de empreendedorismo da Fundat, Arnaldo, que passou algumas informações sobre como cada um dos estudantes pode se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), ofertando um conteúdo a mais para marcar o início as aulas”, informou a secretária adjunta.

Segundo Selma, todos os protocolos de segurança sanitária estão sendo seguidos para garantir a saúde dos envolvidos. “É importante lembrar que todos os cuidados estão sendo tomados, seja quanto ao distanciamento, higienização das mãos ou a utilização de máscaras, tanto por parte dos instrutores, quanto pelos alunos e por toda equipe que se encontra nos locais dos cursos”, frisou.

Início de um sonho
Aluna do curso de Auxiliar de Topografia e com experiência na área da construção civil, Cristiane dos Santos, 45, atualmente desempregada, acredita que a qualificação por meio do curso pode trazer mais oportunidades.

“Já trabalhei na área da construção civil, como servente de obras, e esse curso de Topografia pode trazer muitas oportunidades no mercado de trabalho. Não quero apenas contar com a minha experiência como servente, mas, sim, usufruir do conhecimento que vou adquirir para melhorar de vida”, afirmou.

Para André Santos, 35, também desempregado, a oportunidade que a Prefeitura apresentou por meio da oferta do curso de Auxiliar de Topografia tem importância fundamental para reinserção no mercado de trabalho.

“Escolhi o curso para adquirir conhecimento e aproveitar a oportunidade. Tenho certeza de que vai agregar muito para que eu possa buscar uma reinserção no mercado de trabalho, já que atualmente estou desempregado. Já tenho experiência na área da construção civil, mas com outra função e, com certeza, o conhecimento que vai ser passado irá acrescentar muito na minha qualificação profissional”, ressaltou.