Covid-19: Prefeitura intensificará fiscalizações para cumprimento das medidas de enfrentamento

Defesa Social e Cidadania
04/03/2021 10h00

Na manhã desta quinta-feira, 4, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) reuniu os representantes dos seus órgãos operacionais, para o alinhamento de estratégias que visam intensificar as fiscalizações das medidas voltadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Contínuas, as ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju, desde março do ano passado, são realinhadas para atenção ao novo cenário, com as demandas da chamada "segunda onda".

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, informa que as equipes estão preparadas para agir. "As equipes estão prontas para intensificar as fiscalizações, a partir de amanhã, sejam pautadas nas novas normas de enfrentamento à covid-19, se elas surgirem, ou dentro das normas que já estão em vigor, com base nos decretos do Poder Executivo", relatou.

As fiscalizações ocorrem a partir da ação integrada da Defesa Civil, Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), que fazem parte da pasta. Desde março do ano passado, houve 1.659 fiscalizações aos estabelecimentos comerciais, dos quais 367 foram notificados e 169 foram interditados temporariamente.

"Também foram empreendidas diversas outras ações, em conjunto com os demais órgãos da administração municipal, a exemplo da Vigilância Sanitária Municipal, além dos órgãos do governo do Estado, com o objetivo de somar esforços para o combate à pandemia, em Aracaju", acrescentou o secretário.

O gestor enfatiza que para o vírus não há fronteiras ou divisas e a situação exige a atenção e colaboração de todos. "Foram cerca de 1.900 mortes no país, em 24h, de acordo com os dados da noite da quarta-feira (3). Isso significa que a cada 45 segundos morre uma pessoa no país. A situação de Sergipe era a melhor no cenário nacional, até antes de ontem, mas o vírus não respeita divisas. Para conter esse avanço é preciso respeitar o distanciamento, o uso de máscara e a higienização das mãos. A vacina gera grande contribuição e vem contemplando os grupos prioritários, como deve ser", avaliou.

As recomendações para que se mantenham os cuidados são reforçadas, constantemente, pela Prefeitura. "Se a população não fizer a sua parte, não terá como o poder público segurar o vem por aí. O distanciamento é fundamental. As pessoas não devem realizar aglomerações e só sair se realmente for necessário. O uso correto da máscara é fundamental. Precisamos que as pessoas tenham consciência", alertou o secretário.