Idosos e cuidadores sociais são vacinados contra covid-19 no Abrigo Freitas Brandão

Assistência Social e Cidadania
04/03/2021 17h33

Nesta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Freitas Brandão, espaço destinado provisoriamente às pessoas em situação de rua durante o período de pandemia do novo coronavírus, a vacinação de idosos e cuidadores sociais dos equipamentos socioassistenciais.

Idosos, usuários do Abrigo Freitas Brandão, e cuidadores sociais da unidade de acolhimento permanente Acolher (profissionais que oferecem o cuidado humanizado ao público da unidade), receberem a primeira dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotech. A segunda dose será aplicada entre 21 a 28 dias.  

A campanha de vacinação, coordenada pela SMS, contempla a fase atual de imunização de idosos institucionalizados. De acordo com o coordenador da Proteção Social Especial da Assistência Social de Aracaju, Jonathan Rabelo, a chegada da vacina representa o reconhecimento do público em situação de risco social.

“É um momento muito importante para os idosos em situação de rua que estão em nossos abrigos, assim como para aqueles que não optaram pelo acolhimento institucional. Por serem assistidos pelas nossas equipes, conseguimos realizar a vacinação desse público e de cuidadores sociais, a fim de garantir a diminuição dos riscos de contágio entre os usuários e profissionais de nossas unidades”, explica Jonathan.

A cuidadora social Tânia Maria Santana atua na linha de frente de combate ao vírus desde o início da pandemia, no “Acolher”, e recebeu a vacina nesta quinta. “Recebi ontem [quarta-feira] a mensagem dizendo que seria vacinada hoje. Isso é muito importante, pois trabalho na linha de frente com pessoas em situação de rua. Estou muito feliz por ser vacinada”, disse com alegria.

O usuário do Freitas Brandão, José dos Santos, reconhece a importância da vacinação. “Estou me sentindo bem e feliz, por conseguir ser vacinado. É importante, pois nós, idosos, somos do grupo de risco. Estamos vivendo um momento tão difícil e a vacinação trás mais esperança e segurança para todos nós”, afirmou.