Secretaria da Saúde alinha estratégias de enfrentamento à covid-19 com gestores de UBSs

Saúde
16/03/2021 16h30

Em reunião de trabalho realizada na terça-feira, 16, a secretária municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, e a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, alinharam, junto a um grupo de gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju, as estratégias de atendimento durante a atual fase da pandemia de covid-19 na capital.

Com o crescimento exponencial do número de casos de covid-19 no município, a gestão municipal tem ampliado as ações de enfrentamento da doença. "Por isso, reunimos todas as últimas informações sobre a evolução do contágio em nossa cidade para passar aos nossos gerentes. Temos praticado diversas estratégias, como aumento do número de leitos e reorganização dos fluxos de vacinas, porém a capacitação dos nossos gestores é primordial, uma vez que são eles que estão sentindo os impactos da pandemia na ponta do serviço", reforçou a secretária da SMS, Waneska Barboza.

As orientações foram passadas em grupos separados, a fim de evitar aglomerações e, ao final de cada apresentação, os gerentes puderam tirar dúvidas e dar sugestões de melhorias nos atendimentos dentro das UBS.

Marcações
Durante a reunião, um dos pontos mais reforçados foi a segurança dentro das unidades. As gestoras reforçaram que os gerentes devem tentar conscientizar os usuários de que a maneira mais segura de solicitar consultas é de forma remota, através do Portal da Saúde ou do telefone 0800 729 3534.

"Se há essa possibilidade, cada um deve orientar os usuários de suas comunidades a adotar essas ferramentas, pois, uma vez que a população adote essas práticas, seja pelo telefone ou pela Internet, o número de pessoas dentro das UBS consequentemente vai diminuir e, em decorrência disso, os riscos de contaminações também", acrescentou Waneska.