Covid-19: Prefeitura vacinou mais de 2,8 mil pessoas na retomada da campanha de imunização

Agência Aracaju de Notícias
19/03/2021 18h00

Com a chegada de mais 6,5 mil doses da vacina CoronaVac, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue garantindo celeridade na imunização contra covid-19.
 
Somente nesta sexta-feira, 19, mais 2.853 aracajuanos foram vacinados, entre idosos (2.238) e trabalhadores da saúde (615). Até o momento, Aracaju já imunizou 41.140 pessoas, o que representa 6,18% da população da capital sergipana. Da população de idosos com 74 anos, público-alvo da campanha nesta sexta, 76,4% recebeu a vacina.
 
Ao retomar a vacinação, nesta sexta, o Município iniciou mais uma etapa da campanha, englobando idosos de 73 e 74 anos, que podem optar por receber o imunizante em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponíveis ou pelo sistema drive-thru, montado no Parque Governador Augusto Franco, o Parque da Sementeira. Além dos idosos, a gestão dá continuidade à imunização dos profissionais de saúde cadastrados no portal "VacinAju".

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, ressalta a capacidade efetiva que o Município tem para garantir a celeridade da vacinação, de acordo com o recebimento dos imunizantes enviados pelo Governo Federal. 

“A Prefeitura está estruturada. Tem drive, que é uma estrutura muito grande, com condições de atender muita gente. Tem 40 UBSs que também estão disponíveis, e até criamos apoios para algumas unidades que têm maior fluxo, como escolas, igrejas, associações, tudo com o objetivo de dar maior conforto às pessoas, para que elas possam ser vacinadas e de forma imediata possam retornar às suas casas, sem precisarem se expor à contaminação", explica a secretária.
 
Waneska salienta que quando a vacina chega, a Secretaria consegue avançar prontamente "porque trabalhamos com demanda". "Quem chegar do público alvo, iremos vacinar porque temos estrutura. No final da terça-feira, iremos fazer um balanço de sobra que tivermos de doses para avaliarmos, inclusive, ampliar ainda mais as idades”, destaca a secretária. 

Para evitar aglomerações, a campanha de imunização irá vacinar, neste sábado, dia 20, idosos que têm 74 anos. Neste primeiro dia, a imunização  foi ofertada nas 40 UBSs e no posto itinerante. No sábado, este público priorizado terá à disposição as UBS's Augusto Franco (no conjunto Augusto Franco), Francisco Fonseca (no bairro Dezoito do Forte) e Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos), além do drive-thru.

Já os idosos de 73 anos serão vacinados na segunda e terça-feira, dias 22 e 23. Eles poderão se deslocar tanto para o drive-thru, no Parque da Sementeira, quanto para as 40 Unidades Básicas de Saúde. Já os profissionais de saúde terão como opção o drive-thru, na sexta e no sábado; e a Escola Municipal Presidente Vargas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sopro de vida 
Foi com emoção que o professor aposentado Antônio Francisco Pitanga Filho, de 74 anos, pegou o próprio carro e, às 4h30, já estava na fila do drive para ser o primeiro a ser vacinado na nova etapa. “Quem não está ansioso para se ver livre desse coronavírus?", questionou ele.
 
"A sensação é de vida, de alegria porque do jeito que a gente está vendo esse vírus ceifando vidas, deixando famílias desestruturadas, quando a gente toma essa vacina, acreditamos que tomamos uma nova vida. Ainda não temos uma definição de como ficaremos com esse vírus, por isso é tão importante essa vacina. Antes de tomar o imunizante, o questionamento que sempre me vinha à mente era se no outro dia eu estaria vivo. Espero que, em breve, todos estejam vacinados porque o mundo está clamando por vida”, relatou Antônio sem conter as lágrimas. 

Assim como ele, dona Auxiliadora Dórea Fontes, de 74 anos, também estava vivendo dias de ansiedade até tomar a vacina. “Essa pandemia tem sido um momento terrível para todos nós e, com a vacina, nos vem a esperança de que esse período de tristeza logo termine", afirmou
 
Ela contou que, ao receber a vacina, muitos pensamentos bons "vieram à mente", contou Auxiliadora, acompanhada do esposo, Jair Menezes Fontes, de 77 anos, que, no dia 31, receberá a segunda dose da vacina. “Temos quatro filhos e eles estão numa alegria sem fim, já ligamos para todos eles. Pensamos que a vacina fosse demorar mais, porém chegou. Hoje, dormiremos mais tranquilos”, completou ele. 

A costureira aposentada, Jucivalda Pereira da Costa, de 74 anos, recebeu a vacina e expressou o sorriso através dos olhos. “Estou muito feliz e ainda mais por receber uma vacina do Butantan, que é instituto nosso, do Brasil, e que tem tanta história de coisas boas para a população. Recomendo que todos tomem a vacina quando chegar o seu momento porque somente ela vai fazer com que a gente saia desse momento difícil de pandemia. Não há outro caminho. Meu desejo era que todos já estivessem vacinados e bem de saúde, mas espero que isso logo aconteça e as pessoas possam sorrir com gosto”, afirmou Jucivalda. 

A aposentada Maria do Socorro Crispim Veras, de 74 anos, recebeu a vacina com alívio e esperança de dias melhores.

“Moro com um dos meus filhos e tenho me cuidado o máximo que posso. Confesso que só não abro mão do mercadinho, mas tomo todas as precauções e, fora isso, não saio de casa por nada. Infelizmente, a pandemia nos impôs muitas restrições e temos que respeitar, além de pensar nas outras pessoas”, disse dona Maria que foi acompanhada de outro dos filhos, o consultor de relacionamento, Emídio Veras.
 
“Agrademos muito a Deus, primeiramente, e, de fato, temos que respeitar as medidas. É um momento atípico e nossa expectativa era para que nossa mãe fosse vacinada e cá está ela. Agora, vamos esperar a nossa vez e manter os cuidados”, endossou Emídio.

Remanejamento 
Além do drive e das UBSs, para tornar o fluxo de atendimento ainda mais efetivo, a Secretaria da Saúde de Aracaju remanejou a vacinação de oito Unidades Básicas de Saúde para pontos fixos de imunização. Confira:

UBS João Oliveira Sobral - Cras João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont);
UBS Renato Mazze Lucas - Emei Manoel Eugênio do Nascimento (bairro Santos Dumont);
UBS Walter Cardoso - EMEF Orlando Dantas (bairro Olaria);
UBS Lauro Dantas - Escola Estadual Jornalista Paulo Costa (bairro Bugio);
UBS José Calumby - Santuário Nossa Senhora Aparecida (bairro Bugio);
UBS Amélia Leite - Oratório de Bebé (avenida Desembargador Maynard);
UBS Dona Sinhazinha - Escola Estadual Senador Leite Neto (bairro Grageru);
UBS Hugo Gurgel - EMEF Juscelino Kubitchek ( bairro Coroa do Meio).