Prefeitura encerra Jornada Pedagógica com importantes discussões para a educação municipal

Educação
19/03/2021 18h45

Foi finalizada nesta sexta-feira, 19, a Jornada Pedagógica 2021 da educação municipal de Aracaju. Durante os três dias de encontros, professores e gestores da rede participaram de diversas discussões sobre os desafios que serão enfrentados neste ano letivo, que se inicia, de forma online, no próximo dia 22 de março. 
 
O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através do Youtube, e contou com mais de 9.500 visualizações. Entre palestras e mesas redondas, foram discutidos temas como a organização da rotina escolar no contexto da pandemia, projetos de educação em saúde, higiene e cuidado, planejamento de aulas remotas, desafios dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação especial, entre outros.
 
“Para planejar essa Jornada Pedagógica, levamos em consideração o atual momento que estamos vivendo, em que a pandemia nos limita de diversas formas. Também pensamos nos principais questionamentos dos professores, pois todos estamos vivendo um momento totalmente atípico em nossas profissões. O objetivo foi poder atender as questões que dizem respeito à pandemia, sem deixar de lado a parte pedagógica”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite. 
 
 Experiência
 
A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, professora Karine Melo Sales, conta que a Jornada pedagógica ajudou os participantes a pensar em melhores estratégias de organização para o ano letivo.
 
“Estamos passando por um momento de incertezas e inseguranças. A partir do momento que temos esse acolhimento pela rede, não nos sentimos sozinhos. Através dessa Jornada, nós conseguimos ver alguns pontos importantes para o ano letivo, ouvir vários setores da rede. Os palestrantes contribuíram bastante com a gente. Vamos retornar e tudo vai estar diferente, mas não podemos esquecer dos nossos propósitos como educadores”, salienta Karine.
 
Rachel Lima é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas e também sentiu o acolhimento da rede municipal de ensino com seus profissionais. “A Jornada foi muito enriquecedora e transparente.  A coisa mais importante que senti foi a sensação de que não estou sozinha, de que existe um corpo técnico se preocupando com os professores, se preocupando com a educação, com as crianças, e isso é muito importante para mim como professora porque essa sensação me dá mais segurança.  Foram trazidos muitos professores de renome que trouxeram muita experiência e empatia”, considera Rachel.
 
O encerramento da Jornada ocorreu com mesa redonda, apresentação cultural e as últimas orientações para o início das atividades educacionais. “Apesar das atividades presenciais suspensas, a rede municipal de ensino de Aracaju não se esteve ausente. Nunca se trabalhou tanto. Nunca se produziu tanto. No começo foi um desafio manter o formato de ensino online de forma exclusiva”, pontua a secretária Maria Cecília.
 
Outro ponto apresentado foi sobre o programa Horas de Estudos, abordando as temáticas principais para esta nova fase de atividades educacionais. São elas: Avaliação Diagnóstica e Formativa, Habilidades prioritárias da BNCC e Planejamento de Aula para o ensino remoto.
 
“As temáticas se desdobrarão ao longo do ano e temas transversais serão incorporados, como acolhimento, saúde mental, socioemocional, e práticas pedagógicas. Outras temáticas podem e devem ser incorporadas atendendo à solicitação dos grupos de professores e professoras, por Etapa e Componente Curricular”, detalha a articuladora do Centro Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação, Keila Pinheiro.
                                                  
 Parte da programação também contemplou a fala de alguns professores que compartilharam suas experiências em aulas remotas e projetos positivos. Um deles foi o professor de educação física da Emef Henrique Teixeira Lott, Igor Souza, mostrando que, sim, é possível estimular a aprendizagem da educação física em casa, com o auxílio da criatividade, dos familiares e de uma pitada de diversão.
 
“Enquanto professores do chão da escola, nos juntamos para tentar solucionar os problemas e nos sentimos muito felizes em colher bons frutos do nosso trabalho. Eu tinha grupo no Whatsapp onde os alunos ou os pais mandavam os vídeos, e eu percebi que era um momento em que a família toda interagia com as atividades passadas. Então conseguimos atingir mais que o nosso objetivo”, relata o professor Igor.  
 
Já a Professora da Sala de Recursos da Emef José Conrado de Araújo, Rosimeire Novaes, conta que 2020 foi um ano de muito aprendizado para ela e todos os que fazem a educação, proporcionando crescimento em muitas áreas que antes acreditava não dominar. “Foi um grande desafio manter o vínculo da aprendizagem a partir de março de 2020. Mas priorizamos sempre o diálogo entre a comunidade escolar e fomos criando pequenos grupos de alunos e dividindo em outros pequenos grupos de acordo com aquilo que eles mais têm dificuldade”.