Prefeitura investe na qualificação de instrutores para os cursos e oficinas da Fundat

Formação para o Trabalho
25/03/2021 07h00

A Prefeitura de Aracaju tem investido, continuamente, na preparação do quadro de instrutores que ministram os cursos e oficinas de capacitação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Com isso, o cidadão tem a oportunidade de aprender com professores qualificados e, assim, obter habilidades e técnicas que enriquecem o currículo e, consequentemente, aumentam as chances de acesso ao mercado de trabalho.

Atualmente, a Fundat possui cerca de 900 instrutores credenciados, os quais são recrutados para atuarem nos cronogramas de capacitações. A Fundação busca sempre variar na escolha dos profissionais, a fim de contemplá-los com a oportunidade de lecionar. Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, é primordial contar com profissionais capacitados para instruir o aracajuano.

“Buscamos professores que se encaixem no nosso quadro de instrutores para que realizem um bom trabalho para a população. Na Fundat, prezamos pela capacitação porque é uma forma de abrir oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho”, explica Edivaneide.

De acordo com a diretora de Formação Profissional da Fundação, Sandra Magna, além de qualificar a população, a Fundat também se preocupa em oferecer capacitação para os instrutores, pois, dessa forma, eles terão ainda mais capacidade de instruir os alunos em sala de aula, seja no ambiente virtual ou presencial.

“A qualificação profissional é um processo diário. Buscamos ofertar capacitações não somente para o cidadão, mas também para o instrutor. É preciso capacitá-los, pois dessa maneira, os nossos cursos e oficinas alcançarão uma capacitação de maior qualidade”, afirma a diretora.

Instrutores capacitados
O instrutor e administrador Flávio dos Santos acredita que é essencial a Fundat ofertar, por meio da qualificação, oportunidades para as pessoas ingressarem no mercado de trabalho. Segundo o instrutor, as ações que a Fundação promove são importantes, pois a missão de educar para transformar torna-se fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.

“Me sinto feliz e realizado em compartilhar um pouco do meu conhecimento com outras pessoas, através de um curso de qualidade e com professores excelentes, disponibilizados de forma gratuita”, declara Flávio.

De acordo com Flávio, que ministrou a oficina de Recepcionista da Fundat, o órgão tem atuado para desenvolver cursos e oficinas com qualidade. “A capacitação é primordial para a população se profissionalizar e se preparar para o mercado de trabalho, pois é necessário possuir conhecimento e aprimorar habilidades. Portanto, a Prefeitura faz um excelente trabalho nesse quesito de qualificação gratuita por meio da Fundat”, ressalta o instrutor.

A instrutora Rejane Andrade Franklin, que já ministrou o curso de Marketing Pessoal da Fundat, destaca ser muito importante a oferta de capacitação para a comunidade. “Felizmente, a Fundat abrange as oportunidades para todos os bairros da capital. Além do órgão municipal ofertar os cursos e oficinas, também auxilia o cidadão desde a emissão de carteira de trabalho digital até a inscrição para a capacitação”, conta Rejane, que está atuando como instrutora desde 2009, e se sente orgulhosa por trabalhar com a qualificação de pessoas e por fazer parte da equipe de instrutores da Fundat.