Ensino remoto: Secretaria da Educação de Aracaju desenvolve ações para volta às aulas

Educação
23/03/2021 15h43

Há um ano, a Prefeitura de Aracaju começava a usar medidas de cuidado à disseminação do coronavírus. Entre elas estava a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede municipal.
 
Desde então, a comunidade escolar vem se adaptando às transformações no ensino. Aliado a isto, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) tem investido em ações de formação dos professores e gestores das unidades de ensino e buscado inovações para manter a qualidade na aprendizagem.

Como parte dessas medidas, o Departamento de Tecnologia e Informação (DTI/Semed) tem desempenhado papel importante no apoio ao ensino na rede municipal. Além da implantação da internet banda larga e wi-fi em todas as escolas da rede, como suporte a professores, coordenadores e diretores, a DTI  dá suporte ao sistema de Matrícula Online, sistema que registrou, este ano, 897 alunos na transferência interna, 3.927 alunos novos e cerca de 28 mil alunos matriculados.

Mas não para por aí: para o ano letivo 2021 das unidades de ensino da Semed, que foi iniciado segunda-feira (22), de forma remota, o Departamento de Tecnologia está auxiliando os professores através da plataforma Google For Education, criando salas e programando o sistema para que cada professor faça bom uso do mesmo e potencialize suas aulas onlines.

Todo o processo de criação de sala no Classroom do Google era feito manualmente, o que demandava muito tempo e pessoas para isso. Para agilizar o processo e torná-lo mais prático para cada professor, o DTI automatizou o processo, fazendo com que um robô percorra todo o caminho para a criação de sala, como se fosse uma pessoa criando. Essa ação reduz o tempo e ainda torna o acesso mais assertivo, reduzindo falhas humanas.

“O tempo levado para fazer isso manualmente seria de 5 a 10 minutos, a automação reduz esse tempo para 1 ou 2 minutos. Para se ter uma ideia, ontem criei 36 salas e por volta de 540 e-mails de uma só escola, com 10 a 15 alunos em cada uma, levando apenas de 1h a 2h para isso. Se fosse manualmente, com certeza, levaria o dia inteiro e causaria um atraso significativo”, explica o coordenador de projetos do Departamento, Alexandro Moura.

O coordenador afirma, ainda, que após a criação das salas virtuais a DTI oferece suporte para cada um dos professores das 74 unidades de ensino da rede e, em alguns casos, também para alunos que apresentem alguma dúvida ou dificuldade.
 
“Apesar de não ser muito complicado de se usar, o Classroom é um aplicativo do Google, mas que precisa ser instalado. Por isso muitos tem dificuldades e tentamos orientá-los da forma mais detalhada possível. A automatização, assim como todos os nossos esforços, principalmente de março do ano passado até aqui, é para oferecer o melhor aos profissionais da rede”, pontua Alexandro.