Prefeitura finaliza curso de Garçom ofertado a moradores do 17 de Março e do Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
25/03/2021 17h20

Moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março concluíram, nesta quinta-feira, 25, o curso de Garçom, iniciado em 15 de março na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), situada no 17 de Março.

A capacitação faz parte de uma das ações desenvolvidas pelo Projeto de Trabalho Social (PTS), uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, acompanhada e monitorada pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Os dois bairros serão beneficiados com o “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, a partir do qual o Município está investindo em obras de infraestrutura social e urbana cerca de R$400 milhões, com recursos oriundos do financiamento conquistado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2019.

De acordo com a coordenadora do PTS, Renata Góis, devido às expectativas criadas pelos moradores, 12 pessoas participaram da formação com carga horária de 32 horas.

“Gerou grande interesse da comunidade por ser uma área com muitas oportunidades no mercado de trabalho. Paralelo à construção das obras, fazemos um trabalho social a partir de metodologias diferentes abordando eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público”, destacou.

No cronograma do PTS, cerca de 11 capacitações devem ser realizadas em 30 meses. Até o momento, já foram concluídos cursos de Pallet, de Formação de Lideranças, de Comunicação Digital e de Formatação de Computadores, de Instalação de Sistemas Operacionais e Aplicativos.

Além dos cursos, são executados no Projeto, oficinas, workshops, palestras, eventos culturais e esportivos e festivais cujo objetivo é garantir os direitos sociais a partir de ações socioeducativas e mobilizações comunitárias a fim de fomentar a conservação patrimonial dos equipamentos socioassistenciais que serão construídos e revitalizados nos dois bairros.

Distribuídas em oito dias, as aulas, realizadas presencialmente, seguiram os protocolos de biossegurança contra o contágio do novo coronavírus. Por meio da instrutora de salões e bares, Neyla Mecenas, foram ministrados conteúdos como ética, trabalho em equipe, o que é ser um garçom, técnicas, serviços, tipologias de restaurantes, tratados simples e sofisticados, vivência prática e maneiras de atuação no campo em meio à pandemia, a exemplo do atendimento delivery.

Pela primeira vez, a estudante Tatiana Macena, 22, moradora do bairro Santa Maria, participou do PTS com a inscrição no curso. Ela atuava informalmente na área. “Por que não aprimorar as técnicas? Por isso decidi vir e gostei demais. O curso superou minhas expectativas. Já estava muito interessada porque sabia que aprenderia porque trabalhava sem nenhuma técnica. Agora, não sou uma pessoa sem experiência. Tenho um curso, uma noção. Só preciso de uma oportunidade para me tornar uma profissional. Sei que vou chegar lá”, contou.

O autônomo Cleonilson Batista, 26, morador do bairro 17 de março, não perde a oportunidade. Ele comprova, por meio dos certificados, que tem experiências profissionais nas áreas de Pallet, Formatação de Computadores, Instalação de Sistemas Operacionais e Aplicativos e agora de Garçom, todos proporcionados pela administração municipal. “

“Entregava currículos, mas não tinha cursos de capacitação. Já tive algumas experiências como garçom, mas quis aprender mais. Temos que nos atualizar para o mercado de trabalho. Aprendi muitas coisas”, relatou.

Novo curso
Com início previsto para 13 de abril, o curso de Auxiliar Administrativo será o próximo a ser ministrado na UQP da Fundat do bairro 17 de Março. A formação contempla 15 alunos, moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março.