Prefeitura de Aracaju inicia busca de recursos para Zona de Expansão e dragagem do Rio Poxim

Agência Aracaju de Notícias
25/03/2021 18h53

A Prefeitura de Aracaju deu um importante passo, nesta quinta-feira, 25, na busca de recursos para os projetos de infraestrutura da Zona de Expansão, da dragagem do rio Poxim, de obras de macrodrenagem e de urbanização de diversos bairros da cidade. O prefeito Edvaldo Nogueira, secretários e técnicos da administração apresentaram, em encontro virtual, o Programa de Infraestrutura Urbana e Sustentável de Aracaju ao grupo técnico da Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Economia.

A reunião desta quarta-feira é a primeira etapa do processo que, em sendo aprovado, culminará na assinatura de convênio com organismos internacionais para liberação de recursos para a execução das obras. Caberá ao grupo técnico da comissão avaliar a viabilidade dos projetos e a capacidade de investimento da gestão. Como próximo passo, o programa será avaliado, junto a propostas de outros municípios brasileiros, pela Comissão de Financiamentos Externos, para depois tramitar na Secretaria do Tesouro Nacional e no Senado.

"Demos hoje um primeiro passo, que já é resultado de meses de trabalho das nossas equipes técnicas na elaboração dos projetos e na adequação às linhas de financiamento existentes. Apresentamos o nosso programa de infraestrutura urbana e sustentável ao grupo técnico da comissão de Financiamentos Externos. Temos uma expectativa muito positiva para aprovação, pois organizamos nossa gestão, temos capacidade de pagamento, elaboramos projetos consistentes e que são a resposta para demandas urgentes da nossa população. Com estas obras daremos um grande salto de qualidade de vida da população aracajuana e colocamos a cidade no rumo do desenvolvimento sustentável", afirmou Edvaldo.

O prefeito ressalta, porém, que ainda será preciso trilhar "um longo caminho". "Estamos buscando os recursos. Não é algo imediato. Ainda passará pela avaliação do governo federal, depois do Senado, para só aí podermos alcançar os recursos junto aos bancos. Isso leva tempo e, com a liberação do financiamento, entraremos na etapa das licitações, para início das obras. Mas, conforme me comprometi com os aracajuanos, vou buscar todas as soluções possíveis para os problemas da nossa cidade. Assim como fiz no meu mandato anterior, queremos investir ainda mais em Aracaju e levar melhoria de vida para todos os aracajuanos", reiterou.

O Programa de Infraestrutura Urbana e Sustentável de Aracaju agrega projetos de infraestrutura em bairros da Zona de Expansão Jabotiana, Santa Maria, Capucho, Soledade, Cidade Nova, Farolândia, Atalaia, Aeroporto, entre outros. Também estão previstas obras de macrodrenagem e pavimentação e recuperação de avenidas.