Equipes da Prefeitura atuam para atender demandas relacionadas à chuva e maré alta

Agência Aracaju de Notícias
29/03/2021 18h05

Desde o final de semana, as equipes da Prefeitura de Aracaju estão em alerta por conta do indicativo de chuva e maré alta. Nesta segunda-feira, 29, quando houve a combinação dos dois fenômenos, profissionais de secretarias e órgãos municipais, de forma integrada, percorreram diversas regiões da capital para reforçar o monitoramento e, assim, prestar a devida assistência para que a cidade pudesse responder positivamente aos efeitos da destes dois fenômenos climáticos. 

A chuva foi registrada, de maneira moderada, na manhã desta segunda. Pela tarde, apenas algumas áreas da cidade registraram precipitações leves, no entanto, a preocupação se voltava para a maré, a maior do ciclo, com 2,4 metros. Por volta das 17h30, a maré atingiu seu pico e alguns pontos da capital demandaram maior interferência e atenção por parte das equipes. 

“Como de costume, avenida Anísio Azevedo ficou com uma fina lâmina d’água, porém, como a maré começou a subir num horário de maior fluxo de veículo, houve certa lentidão no trânsito, mas sem maiores transtornos. No Bugio, um canal transbordou e ficamos ainda mais atentos. Este canal se comunica com o Rio do Sal e, logicamente, foi mais influenciado pela alta da maré. A água não chegou a invadir as casas e os moradores também não chegaram a pedir auxílio, mas nos mantivemos no local até a maré vazar”, relatou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado. 

Foi por volta das 18h, quando a maré começou a vazar, a situação voltou a se normalizar sem prejuízos. 

Além da Defesa Civil, seguem em monitoramento as equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb), realizando limpeza de canais, desobstrução de bocas de lobo e manutenção geral da rede de drenagem, além da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com orientação do fluxo de veículos, bem como de condutores e pedestres.

“O alerta de chuva segue por mais cerca de 48 horas, então, o monitoramento terá continuidade com todas as equipes atentas. Essa integração é para dar suporte à população, além de garantir que a cidade se comporte com resiliência, ou seja, consiga responder bem aos trabalhos de prevenção que a Prefeitura já realiza rotineiramente”, pontua o coordenador.

A administração municipal está acompanhando o índice pluviométrico e permanece atenta para agir a qualquer chamado através do número emergencial 199. 

Para receber os alertas é necessário enviar um SMS para o número 40199 e inserir na área destinada à mensagem o CEP da localidade sobre a qual deseja receber as informações. O serviço é gratuito e possibilita cadastrar mais de um CEP.