Mais de cinco mil aracajuanos foram vacinados contra covid-19 nesta terça, 13

Agência Aracaju de Notícias
13/04/2021 19h00

A vacinação contra covid-19 avançou mais um passo nesta terça-feira, 13, com o início da vacinação dos idosos de 61 anos, nascidos entre abril e setembro de 1959, e das pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além dessa ampliação, teve continuidade a imunização dos profissionais de saúde acima de 40 anos e dos agentes de segurança e salvamento.

Ao longo do dia, 3.985 pessoas foram imunizadas com a primeira dose, sendo 3.494 em idosos, 338 em profissionais da saúde, 110 em pessoas com síndrome de Down e autismo e 43 em agentes de segurança e salvamento. Foram aplicadas, ainda, 1.089 vacinas de segunda dose, 657 delas em idosos e 432 em profissionais da saúde. 
 
No total, 5.074 doses foram aplicadas, aumentando para 96.846 o número de aracajuanos vacinados, o que corresponde a 14,56% da população imunizada.  

Logística eficiente
A vacinação desse quantitativo em um único dia tem sido possível graças à logística executada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que foi planejada visando descentralizar a aplicação da vacina, com postos de imunização em todas as regiões da capital.

Além da vacinação disponível em 32 Unidades Básicas de Saúde e nos pontos fixos, os aracajuanos podem se vacinar no drive-thru no Parque da Sementeira. Além disso, foi montado um posto volante exclusivo para as pessoas com síndrome de Down e TEA, no Parque dos Cajueiros.

Os profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento, além do drive na Sementeira, podem se vacinar no posto exclusivo montado na Escola Presidente Getúlio Vargas, no Siqueira Campos.

A professora aposentada Ana Maria Santos, 65 anos, aproveitou a tarde para ir se vacinar na UBS Dona Jovem, no bairro Industrial. “Já passou o meu dia de vacinar, mas só hoje conseguir vir. O atendimento foi nota 10, gostei muito do trabalho dos profissionais. Agora me sinto um pouco mais protegida”, conta.

A dona de casa Maria Raimunda dos Santos, 61 anos, estava tão ansiosa para receber a primeira dose da vacina que esteve ontem na UBS Cândida Alves, mas ainda não era o dia da faixa etária dela. “Tive que tomar um chá de camomila para me acalmar. Mas hoje voltei, fui vacinada e agora estou só esperando a segunda dose. Espero que tudo isso passe logo para que a gente volte a ter liberdade”, considera.

Fluxo contínuo 
No drive-thru no Parque da Sementeira, o dia foi de movimento intenso. Apesar da fila de carros, o atendimento continuou sendo rápido e eficiente, graças à destreza das equipes de vacinação, que seguem o rigoroso protocolo para garantir a segurança dos vacinados, mas com bastante agilidade, o que permite imunizar um grande número de aracajuanos em um único dia.

A artesã Norma Sueli Nunes, 61 anos, esteve no drive no início da tarde para receber a primeira dose da vacina. “A gente estava esperando faz tanto tempo. Estou maravilhada que chegou minha vez. Espero que mais pessoas tenham essa sensação, que é muito boa”, expressa.

O aposentado Davi Fontes, 61 anos, fez questão de ir se vacinar logo no primeiro dia da faixa etária. “Estou super emocionado, minha vontade é chorar de alegria. A gente fica um pouco mais tranquilo com a vacina. Agora só estou esperando pelo dia 12 de julho para receber a segunda dose”, comenta.

A comerciante Rita de Cássia Fontes, 61 anos, fechou a loja só para ir se vacinar no drive. “A vacina é a nossa possibilidade de cura, para se livrar desse mal. Estamos perdendo muitos amigos, muitos parentes, não dá pra continuar assim. Então é necessário se vacinar e depois manter os cuidados, se protegendo, para que a gente consiga passar por isso”, enfatiza.

Continuidade do cronograma 
Nesta quarta-feira, 14, terá continuidade a vacinação dos idosos com 61 anos, que nasceram de outubro a dezembro de 1959 e janeiro a março de 1960. Serão vacinadas, ainda, as pessoas com síndrome de Down e TEA, os profissionais de saúde acima de 40 anos, os agentes das Forças Armadas e os profissionais de segurança e salvamento.