Prefeitura conclui primeira etapa de entrega dos kits de alimentação escolar do ano letivo 2021

Educação
14/04/2021 17h30

Para garantir o bom desempenho da aprendizagem e auxiliar no amparo às famílias durante a pandemia, a Prefeitura de Aracaju, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem distribuindo kits de alimentação escolar para os cerca de 30 mil alunos da rede desde março de 2020. Nesta quarta-feira, 14, foi encerrada a primeira etapa de distribuição do ano letivo 2021.

Somente nestes oito dias de distribuição, somando os kits das 74 escolas municipais de Aracaju, foram distribuídas 240 toneladas de alimentos. As entregas começaram no último dia 5, nos bairros Santa Maria e 17 de março, e foram finalizadas nos bairros Atalaia, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Luzia e São Conrado. 

"Hoje concluímos mais uma missão em garantir a nutrição dos estudantes, ainda que estejam em aulas remotas. Estamos muito felizes com a tarefa cumprida de forma eficaz e responsável. Tudo bem organizado, tranquilo e com toda a segurança que a pandemia exige. Agradeço imensamente a todos que contribuíram para o bom funcionamento das distribuições", destacou a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

A ação contou com o apoio logístico dos servidores lotados na Semed, gestores escolares, prestadores de serviços das empresas terceirizadas e Guarda Municipal, que esteve presente em cada escola no dia de entrega.
 
Os alimentos entregues são avaliados por nutricionistas e equivalem a um mês de merenda escolar, levando em conta cada estudante. Portanto, famílias que possuem mais de um aluno matriculado receberam o número equivalente.
 
Reconhecimento
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, o diretor Marcos Barbosa, que participou de todo processo de organização na unidade, reconhece que a distribuição dos alimentos é motivo de satisfação para toda a comunidade escolar.
 
"Todos nós da Anísio Teixeira nos sentimos muito contentes em fazer parte de uma ação como esta. Recebemos muitos relatos, principalmente via WhatsApp, de mães desempregadas, pais agradecendo porque estão passando necessidade. É muito bom ver que a Semed não só olha o lado educacional, mas também considera o lado humano", afirma o diretor. 

Toda a ação seguiu um protocolo de cuidados com a covid-19, com medidas de higienização e respeito ao distanciamento social. A fim de evitar aglomerações, houve atendimento por turmas, respeitando o turno do aluno. Cada profissional que trabalhou na distribuição dos kits utilizou Equipamentos de Proteção Individual, conforme protocolos de controle da transmissão do coronavírus. 

"Esse kit, na verdade, é uma grande ajuda, já que tem muita gente precisando de maior amparo nesta pandemia. Fico muito feliz em cederem a alimentação escolar e satisfeita com a organização na escola", afirma Liliane Morais, mãe de José Miguel, que é aluno da creche da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor Nunes Mendonça, no bairro Atalaia. 

Já na Emef Professora Núbia Marques, no bairro Coroa do Meio,a avó dos alunos Rebeca Sofia e Ruan Rodrigo, dona Maria Renira, destaca a importância da nutrição para a qualidade na educação.
 
"Não tenho nada a reclamar, só agradecer. Vim pegar os alimentos que eram para a merenda dos meus netos e só posso dizer que fui bem atendida, as pessoas aqui são muito respeitosas e é muito importante essa ajuda. Estando bem alimentadas, as crianças têm saúde, e com saúde a gente pode ter bons resultados nos estudos", disse.

Distribuição
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Aracaju já realizou nove rodadas de entregas dos kits de alimentação. Com esta etapa finalizada, já são 2.240 toneladas de alimentos entregues aos estudantes desde março de 2020.