Síndrome gripal: UBSs exclusivas já atenderam cerca de 97 mil aracajuanos este ano

Saúde
15/04/2021 16h10

A Prefeitura de Aracaju mantém quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento exclusivo dos casos de síndrome gripal, diariamente, das 7h às 18h, como uma das estratégias para o enfrentamento da covid-19 na capital. Somente nos primeiro três meses deste ano, essas quatro unidades atenderam 96.822 pacientes.

Considerando o último mês de março, de acordo com o levantamento feito pela Rede de Atenção Primária (Reap), houve um aumento no número de atendimentos. No mês de janeiro foram atendidas 28.024 pessoas, em fevereiro 26.198 e no mês passado 42.600 usuários receberam atendimento nessas UBSs.

As unidades que atendem exclusivamente pessoas com sintomas de síndrome gripal ou suspeita de covid-19 são: UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont); e UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas).

“A estratégia das quatro UBSs exclusivas é efetiva, pois essas unidades separam os casos suspeitos da covid-19 dos outros tipos de pacientes e, assim, ajudam a reduzir a transmissão do vírus na capital sergipana. Lembrando também que as outras 41 UBS da cidade seguem com seus atendimentos de rotina, adotando todas as medidas de biossegurança”, explica a coordenadora da Reap, Kamila Fialho.
 
Segundo ela, o trabalho de monitoramento dos números, realizado regularmente, possibilita ao Município ter um panorama epidemiológico da capital. “Nessas unidades, o usuário com sintomas passa por avaliação médica. Em seguida é feita a notificação e o teste RT-PCR. Usuários que não apresentam sintomas suspeitos de covid-19 e necessitam de atendimento na Atenção Primária, podem buscar a Unidade mais próxima de sua região. Para casos mais graves, o Município segue ofertando atendimento exclusivo 24h nos contêineres instalados nas áreas externas das Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva”, enfatiza.

Kamila ressalta que o atendimento nessas quatro unidades é exclusivo para pessoas que apresentam sintomas da covid-19. Se o usuário comparecer a uma dessas UBSs e não apresentar sinais da enfermidade, mas precisar de atendimento por outros motivos, será orientado a procurar outra UBS mais próxima de sua residência.