De forma planejada, Prefeitura já executou cerca de 6 mil podações este ano

Serviços Urbanos
15/04/2021 18h13

Baseado em um planejamento prévio, a Prefeitura de Aracaju realiza diversas ações que objetivam minorar situações que causem riscos à população, principalmente em dias de chuva. Entre elas está o monitoramento e podação de árvores, realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Conforme cronograma definido para esta atividade, nos últimos dias, os agentes foram direcionados aos bairros Jardins, América, Coroa do Meio, Siqueira Campos, Novo Paraíso, Ponto Novo, Jabotiana, Soledade, Inácio Barbosa e Cidade Nova. O serviço chegou também à Orla da Atalaia, onde foi executada a limpeza com a retirada de palhas baixas e frutos dos coqueiros do canteiro central, como forma de evitar que os mesmos viessem a cair nas vias e provocassem acidentes.

O diretor de Operações, Bruno Moraes, relatou que o serviço é minucioso e respeita os seus quatro tipos - formação, limpeza, emergência e adequação. “É um procedimento preventivo, mas de muita importância para a segurança e resguardo da população. Por isso, atuamos de maneira criteriosa e com profissionais capacitados para atender às demandas provenientes da Defesa Civil do Município, da Ouvidoria da empresa e dos nossos constantes monitoramentos em campo”, enfatizou o diretor.

De acordo com dados da Gerência de Áreas Verdes da Emsurb, de janeiro até 31 de março deste ano, o número de podações chegou a 5.916. 

“Nossa atuação consiste na prevenção de acidentes e prioriza os locais que oferecem risco maior aos cidadãos. Por esta razão, em casos onde identificamos  alguma situação que necessite de supressão, acionamos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para uma análise técnica e constatada a necessidade, efetuamos o serviço após a devida autorização”, concluiu Moraes.

Atendimento
A solicitação para poda ou recolhimento de árvores e galhos em vias públicas deve ser feita à Emsurb por meio da Ouvidoria - ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br ou pelo telefone 3021-9908, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.