Alunos da rede municipal de ensino se adaptam à rotina de aulas remotas

Educação
16/04/2021 13h30

Desde que as aulas presenciais foram suspensas para evitar o contágio da covid-19, em março de 2020, alunos das 74 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju vêm se adaptando ao estudo remoto. Sob orientação da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professores têm disponibilizado atividades pedagógicas e desenvolvido metodologias para o melhor aproveitamento possível de aulas online, sejam elas por vídeos, áudios ou reuniões virtuais.

Em conformidade com o decreto municipal n° 6.400, que proíbe aulas presenciais até o dia 4 de maio, a Prefeitura de Aracaju deu início ao ano letivo de 2021 com aulas remotas no dia 22 de março para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Mesmo à distância, toda a comunidade escolar, como diretores, coordenadores, professores e as famílias dos estudantes, somam forças e habilidades para apoiá-los no processo de ensino e aprendizagem. Uma prova disso é o Joaquim Luke, de 5 anos, autista, que estuda na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Clara Machado, no Bairro Santos Dumont, e aprendeu a ler durante as aulas remotas.

"Foi a melhor escola que encontrei, onde foi muito bem acolhido e sou muito grata pela dedicação. Antes das aulas online a gente já separava um tempo em casa para ele fazer as atividades escolares, então, está sendo tranquilo. As professoras mandam vídeos produzidos por elas mesmas todos os dias. Assistimos e o que ele não entende, eu vou explicando. Agora, o Joaquim está na fase de aprender a ler e escrever e eu fico muito feliz em ver meu filho se desenvolvendo", conta Monique Santos, mãe do aluno.

Cristiane Santos Brito é mãe de Crislaine Roberta, 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, no bairro Novo Paraíso. Para ela, a rotina tem que ser a mais próxima possível ao dia a dia no ambiente escolar.

"Venho sempre acompanhando ela nas aulas, atividades e horários. Incentivo ela a estudar mesmo com aulas remotas, até porque os alunos têm que ter sua responsabilidade e fazer de conta que estão numa sala de aula, mostrando seu interesse pelos conteúdos ensinados e cumprindo com tudo que as professoras passam", expressa Cristiane.

Luciene Alves, professora de Língua Portuguesa na Emef Santa Rita, explica que módulos pedagógicos foram produzidos para todos os alunos e que sua aula é ministrada pelo WhatsApp e aplicativos de reuniões. Segundo ela, manter a rotina escolar é necessário para garantir a disciplina dos estudantes e a qualidade na absorção de cada conteúdo abordado.

"Eu os aconselho a acordar, tomar café, vestir a farda e preparar o material para começarmos a estudar. Eu faço chamada, passo exercícios, faço arguição. Depois peço fotos do que eles produziram e corrijo. Também vejo muito a participação dos pais e é muito interessante que eles acompanham e interagem comigo também. Nós que somos professores, qualquer lugar é lugar de dar aula. Claro que esta não é a situação que a gente queria, mas ministramos a aula da melhor forma que podemos", explica a professora.

Tornar a rotina de ensino remoto produtiva também tem sido o objetivo de Marileide Rodrigues, professora do 5º ano na Emef Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria. "A gente tem se esforçado bastante para manter o dia a dia da escola o mais normal possível. Tento tornar a aula mais agradável para eles e uso todo tipo de vídeos explicativos, áudios e plataformas digitais ao nosso alcance. Estipulo um horário para o começo e término das aulas e há uma grande interação com os alunos. É muito bom ver o interesse e o esforço deles também", afirma.

Além das atividades remotas desenvolvidas por cada escola, os alunos da rede também estão recebendo apoio de material pedagógico através do portal A Escola vai até você (http://educacao.aracaju.se.gov.br/escolavaiatevoce/), com conteúdo de todas as modalidades de ensino disponíveis a qualquer hora. Também segue sendo exibida a programação de aulas na TV Câmara 5.3, através da parceria com o Governo do Estado.