Professores de Artes da rede municipal participam de capacitação do programa Horas de Estudos

Educação
19/04/2021 17h39

A Prefeitura de Aracaju vem realizando uma série de medidas para amenizar os efeitos da pandemia em diversas áreas. Referente ao eixo escolar, a preocupação com a qualidade na aprendizagem continua e é uma realidade intensificada neste período de aulas remotas.

Encontros de formação, capacitações e programas de estudos estão sendo promovidos pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), como a palestra ‘O papel das artes para a Educação Básica? Para além das habilidades’, organizada pela Coordenadoria de Arte e Educação (Coarte/Semed) e realizada na tarde desta segunda-feira, 19.

A reunião ocorreu através de conferência online e foi ministrada pela professora Chistine Ardnt, doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT/UFS).

Filosofia da Educação, Valores da Educação e a Arte como Base da educação foram alguns dos temas discorridos por ela. Segundo o coordenador do Coarte, Lucas Wendel, o principal objetivo desses encontros é articular com os professores de artes para que estes sejam ouvidos e que, juntos, possam refletir sobre o papel da arte para a Educação neste momento atípico.

Para a palestrante e professora Chistine Arndt de Santana , a Arte, por não ser ciência,  é o caminho essencial da educação escolar pela sua importância no desenvolvimento cognitivo e social, além de auxiliar na transformação do mundo, de maneira geral

Nossa função, como professores, é possibilitar aos alunos que consigam enxergar-se como seres humanos que podem ter suas potencialidades desenvolvidas ao máximo. O processo de educação pela Arte possibilita isso. Por essa razão, alguns teóricos indicam que a Arte deve ser a base de toda educação, uma vez que, via essa perspectiva, artista é aquele que consegue desenvolver as suas diversas habilidades de se expressar ao máximo”, afirma Chistine.

Programa Horas de Estudos

Esta é uma das palestras oferecidas pelo departamento de Artes da Semed que fazem parte do Programa Horas de Estudos, iniciativa do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação de Aracaju (Ceafe/Semed).

O Ceafe oferece formação continuada para os professores da rede e continua disponibilizando cursos online durante a suspensão das aulas. O programa visa envolver os profissionais da rede em ações voltadas para a capacitação e a melhoria da qualidade do ensino.

Esta foi a primeira reunião do Horas de Estudos da Coarte, que já tem programação de palestras definida para até novembro deste ano. Dentro do cronograma estão o estudo das Artes como um todo, mas também a explanação de suas vertentes a partir de encontros de capacitação voltados, especificamente, para áreas como artesanato, desenho, poesia, artes visuais, teatro, dança e etc. O próximo encontro do Coarte será realizado no dia 3 de maio, com o tema Planejamento de Aula para o ensino remoto.