Prefeitura inicia mais uma capacitação voltada a moradores do 17 de Março e do Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
20/04/2021 12h36

A Prefeitura de Aracaju iniciou, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) no bairro 17 de Março, o curso de Auxiliar Administrativo, destinado aos moradores dos bairros 17 de Março e do Santa Maria, zona sul da capital.

Essa capacitação faz parte do Projeto de Trabalho Social (PTS), uma ação do Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro, que o Município está executando com recursos oriundos do financiamento de R$400 milhões viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Essa ação é acompanhada e monitorada pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social. De acordo com a assistente social do PTS, Ana Flávia Oliveira, 15 moradores dos dois bairros estão participando deste curso.

“O curso de Auxiliar Administrativo é a capacitação de número 7 das que já foram realizadas, a exemplo do curso de Liderança Comunitária, Pallet, Comunicação Digital, Formatação de Computadores, de Instalação de Sistemas Operacionais e Aplicativos, Cuidador de Idosos e Garçom, além das oficinas de Produção de Currículos e Orientação de Técnicas de Entrevista de Emprego, os quais foram realizados no ano passado”, especificou.

Com carga horária de 60 horas, o curso de Auxiliar Administrativo está sendo ministrado presencialmente, de segunda a sexta-feira, obedecendo aos os protocolos de higiene e segurança contra o contágio do novo coronavírus.

Na capacitação, estão sendo abordados conteúdos como conceito de administração, habilidades de um administrador, mercado de trabalho (exigências), funcionamento de uma empresa, ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal no trabalho, perfil do profissional, ética profissional, atendimento e noções de telemarketing, trabalho em equipe, rotinas administrativas, rotinas de departamento pessoal,  tipos de documentos e técnicas de arquivo, além de organização de documentos; conceito de contabilidade; reuniões e responsabilidades do assistente.

“A nossa proposta é trabalhar de forma dinâmica e contextualizada, tornando o aluno protagonista no processo de aprendizagem para que ele não sinta um distanciamento entre a teoria e a prática. Aproveitaremos a bagagem que alguns já possuem com o respaldo teórico necessário para a formação profissional de qualidade, pois é isso que o projeto visa e tem sido minha maior preocupação junto a toda a equipe”, comentou o professor facilitador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Diego Almeida.

O encerramento da capacitação está previsto para o dia 11 de maio. A estudante Carolayne Santos, moradora do bairro 17 de Março, está montando a sua própria empresa. Ela acredita que o curso vai auxiliá-la nesse início. “Comecei a montar o meu próprio ateliê. Já comprei minha máquina e me inscrevi no curso porque vai ajudar em minha caminhada, estou gostando muito. O projeto está muito bom”, contou.

O Projeto
Além das obras que serão construídas nos dois bairros, como um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), o objetivo do PTS é desenvolver um trabalho social com as comunidades desses locais, por meio de ações socioeducativas com a realização de oficinas, workshops e cursos profissionalizantes abordando eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público, além de visitas às obras em execução.