Além do RT-PCR, programa de testagem da Prefeitura passa a utilizar testes rápidos

Saúde
23/04/2021 16h20

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju realizou mais uma ação de testagem para diagnóstico da covid-19, com o programa TestAju. Nesta sexta-feira, 23, a ação ocorreu na rua São Francisco, no bairro Marivan, onde foram realizados 137 testes moleculares RT-PCR e a mesma quantidade em Testes Rápidos.

Todas as ações da Prefeitura para enfrentamento da covid-19, na capital, visam, essencialmente, assegurar o bem-estar dos cidadãos e facilitar o acesso aos serviços de Saúde. De acordo com a técnica de Agravos Agudos da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão, a partir de hoje foi ampliado a testagem dos aracajuanos, através do programa TestAju, estão sendo realizados na mesma ação, os testes RT-PCR (contonete), e os testes rápidos.  

“Quem fizer o teste RT-PCR, deve fazer também o teste rápido. Pois, é muito importante realizar a testagem da população, para que a gente consiga identificar precocemente os casos presentes de covid-19 e, assim, consigamos controlar o vírus e realizar o isolamento da pessoa positivada. Com o número desses exames conseguimos identificar os bairros onde tem mais casos e, assim, podemos realizar ações ainda mais efetivas junto à população”, explica. 

Testes
Os testes de RT-PCR são os que têm função efetivamente diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), porque através dele é possível detectar uma parte do RNA do vírus que é específica dele, ou seja, é a identidade do vírus, sem possibilidade de confundir o resultado com qualquer outro agente viral. Ele é realizado através da coleta swab (cotonete) nasal, e as amostras são enviadas para o Laboratório Central de Sergipe (Lacen). 

Já os testes rápidos pesquisam a presença de anticorpos, ou seja, uma resposta do organismo quando este já teve contato com o vírus, recentemente (IgM) ou já há algum tempo (IgG). Ele avalia o percentual da população que já teve contato com o vírus e já desenvolveu anticorpo. 
 
Manter os cuidados
O alerta sobre os cuidados básicos que evitam a contaminação pelo coronavírus segue sendo feito pela SMS. “Devemos continuar usando máscara, higienizando as mãos e fazendo o distanciamento social. O Município segue fazendo sua parte, trabalhando para assegurar atendimento pleno aos serviços e programas, inclusive na garantia das ações de testagem”, enfatiza. 

Resultado e Programação
O aracajuano pode verificar o resultado do teste na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800 729 3534, opção 1. Na segunda-feira, dia 26, a testagem será na Praça do Goré (rua Etimia M. Maia com a avenida M - próximo ao supermercado JR), no bairro Japãozinho.
 
Na quarta-feira, dia 28, os testes serão na  praça da feira (rua Praia de  Aruana com rua José Vicente de Almeida), no bairro Aruana. E na sexta-feira, dia 30, a ação será na praça Durval Andrade, bairro Coroa do Meio.