Covid-19: Aracaju já vacinou mais de 109 mil pessoas

Saúde
28/04/2021 18h54

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continuou nesta quarta-feira, 28, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 para idosos 60+, profissionais de saúde 40+, profissionais das forças armadas e forças de segurança e salvamento. A imunização ocorreu no drive-thru, montado no Parque Augusto Franco (Sementeira), e na Escola Municipal Presidente Vargas, para quem se cadastrou no portal VacinAju e estava com o código já validado.

Até o momento, já foram imunizados 109.940 pessoas na capital, o que corresponde a 16,53% da população aracajuana. Desses, 78.506 são idosos, sendo que 17.332 já tomaram a segunda dose. Já dos 28.329 profissionais de saúde vacinados, 17.910 tomaram a segunda dose. Além disso, também foram vacinados 2.231 profissionais das forças armadas ou de segurança e 348 pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O major Giovane Feitosa recebeu a primeira dose na Escola Municipal Presidente Vargas e falou da sua rotina de trabalho. “Diariamente nós temos muito contato com as pessoas, principalmente porque lidamos com segurança pública, casos de detenção e a própria lei nos direciona para a utilização da força. A vacina é muito importante para a nossa prevenção, nos protegendo dessa doença que tem matado muita gente”, explicou.  

Quem ficou aliviado foi o fisioterapeuta Felipe Oliveira, que também recebeu sua primeira dose na Escola. “Essa dose é o começo de um alívio. Eu valorizo muitos os profissionais de saúde, nós estamos na linha de frente e trabalhando para que ocorra uma rápida recuperação dos pacientes. A Prefeitura está de parabéns com este plano de imunização”, enfatizou

Já no drive thru, no Parque da Sementeira, dona Maria Auxiliadora Alves, 60 anos, recebeu sua primeira dose e falou o que a vacina representa para ela. “Eu estava muita ansiosa, fiz meu cadastro e fiquei aguardando a validação dele, como muito amor e carinho. Pois a vacina é a esperança de vida, um sentimento de alívio e felicidade”, disse.

“Trabalho como técnica em enfermagem e o sentimento de hoje é de muita gratidão, com esta primeira dose. Estou trabalhando na linha de frente e tomar esta vacina é a junção de força e motivação que dias melhores virão. Espero agora a segunda dose seguindo com máscara, álcool em gel e distanciamento social”, destacou Jéssica Silva.

Vacinação

Para aplicação da primeira dose, idosos 60+, profissionais de saúde 40+, profissionais das forças armadas e forças de segurança e salvamento devem se cadastrar no portal VacinAju e aguardar a validação do código para se dirigir aos pontos de vacinação: Escola Municipal Presidente Vargas, das 8h às 16h, ou ao drive thru do Parque da Sementeira, 8h às 17h.