Com instrutores qualificados, cursos da Fundat garantem capacitação profissional a aracajuanos

Formação para o Trabalho
29/04/2021 09h40

A fim de continuar disponibilizando qualificação profissional aos cidadãos, mesmo em meio à pandemia, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realiza periodicamente oficinas online de capacitação com objetivo de desenvolver e aprimorar nos indivíduos habilidades que auxiliam e complementam sua experiência para que eles alcancem sucesso no mercado de trabalho. Para a concretização e êxito dessas oficinas, existem uma figura profissional muito importante: o instrutor. 

Atualmente, a Fundat possui mais de 900 instrutores capacitados a ministrar os 114 cursos e oficinas que fazem parte do portfólio da Fundação e estão distribuídos nos eixos de Informação e Comunicação, Gestão e Negócio, Ambiente e Saúde, Produção Cultural e Design, Produção Alimentícia, Desenvolvimento Educacional e Social e Infraestrutura.
 
Além disso, a Fundat também conta com a parceria de sete instituições de ensino superior que disponibilizam professores e alunos da pós-graduação de diversas áreas para ministrar capacitações pensadas em parceria com a Fundação.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, ressalta a importância desses profissionais para o trabalho da Fundação. “Nós, enquanto Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, priorizamos o desejo e a necessidade do cidadão aracajuano em ingressar e se destacar no mercado de trabalho e, para isso, ele precisa de conhecimento, que só pode ser criado por meio de um aprendizado, e os nossos professores são fundamentais nesse processo, pois eles são os formadores dos profissionais do futuro”, afirma.

Desde o começo da pandemia causada pela covid-19, esses profissionais precisaram migrar para a modalidade online, mudando e adaptando todas as suas didáticas e formatos de aulas, para que, mesmo à distância, os alunos possam seguir se desenvolvendo e sejam contemplados em suas jornadas de trabalho.

Um exemplo disso é a estudante de Direito Jannayna Araújo. No mês passado, ela participou da oitava oficina oferecida pela Fundat e está muito satisfeita com o trabalho dos professores em sala. “A oficina que mais me marcou foi a de Auxiliar Administrativo, pois o que aprendi aprimorou os meus conhecimentos para que eu possa atuar no mercado de trabalho”, conta a aluna.

Ela também explica que a instrutora do curso fez com que todos os alunos dialogassem entre si e, de maneira suave, conseguiu passar todo o conteúdo com muito amor e dedicação. “Os professores estão de parabéns porque possuem conteúdos encantadores e através das dinâmicas deles conseguimos aprender e sair da aula sem nenhuma dúvida”, elogia a universitária ao destacar a importância dos professores durante a pandemia. 

“Se eu pudesse resumir as aulas em duas palavras seriam dedicação e experiência, pois nesse tempo tão difícil que estamos vivendo todos os instrutores tiveram muita dedicação, transmitindo um pouco da experiência deles com o mercado e ajudando a todos nós tanto na área pessoal como profissional”, expressa. 

Até o momento, a psicóloga e comerciante Vera Lúcia já participou de 20 oficinas e diz estar muito feliz com o formato online das oficinas. Ela afirma que está morando no município de Salgado e, graças à modalidade online, ela consegue aprender mesmo à distância. 

“A oficina de recrutamento e seleção foi a que mais me marcou, pois com ela revi a forma de apresentar meu currículo, atualizando alguns pontos e revendo alguns conceitos que tinha. Mas, de uma forma geral, cada oficina me deixou um ensinamento, pois o professor sempre traz um tema atual, que pode ser explorado no tempo da oficina e isso acrescenta ao nosso conhecimento”, pontua Vera. 

Para Rita de Cássia, aprender nunca é demais. Mesmo sendo professora, ela já participou como aluna de cinco oficinas e resume a experiência com duas palavras: gratidão e profissionalismo.
 
“Todos os professores pelo quais passei foram extremamente didáticos e muito pertinentes nos respectivos temas abordados. Na última [oficina] que fiz, a professora mais uma vez deu um show de aprendizado e inovação com dicas de extrema valia. Quero parabenizar toda a equipe da Fundat pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo. A minha eterna gratidão”, ressalta Rita.