Dia do Trabalhador: Fundat fomenta oportunidades de trabalho para os cidadãos

Formação para o Trabalho
01/05/2021 15h21

Desde 1997, a Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju existe para servir aos cidadãos aracajuanos. Uma trajetória focada em entregar à sociedade oportunidades de qualificação e geração de emprego e renda, e no Dia do Trabalhador, comemorado neste 1º de maio, a Fundat acredita na força que o trabalho tem de transformar vidas e dar a elas um novo significado. Por isso, segue desenvolvendo ações e gerando resultados que melhorem a qualidade de vida dos aracajuanos.

Nos últimos quatro anos, a Fundat, por meio das suas oficinas e cursos de capacitação, qualifica mais de 26 mil pessoas. Atualmente, por conta da pandemia causada pela covid-19, as capacitações estão sendo ofertadas de forma online, a fim de dar continuidade com o trabalho de qualificação. Para isso, os instrutores da Fundat adaptaram suas metodologias e estratégias de ensino para alcançar seus alunos no formato EAD.
 
O serviço de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que, agora, é realizado digitalmente, a fim de facilitar e tornar mais prático seu uso, também compõe as ações da Fundat. Desde 2017, quando o serviço existia de maneira física, até a transição para digital, a Fundat entregou 19.893 CTPS’s aos cidadãos. Hoje, a Fundat atua oferecendo orientações aos cidadãos que precisam emitir o documento de forma digital.

A Fundação também desenvolve ações voltadas ao empreendedorismo, como a formalização e a orientação ao Microempreendedor Individual (Mei), com o intuito de aprimorar e fazer crescer o negócio, conseguindo nos últimos quatro anos, formalizar mais de 500 microempreendedores.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, está muito satisfeita com o trabalho que está realizando juntamente à equipe que compõe a Fundação, principalmente durante um período difícil como está sendo o da pandemia. “Eu cheguei na Fundat durante a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que foi e continua sendo uma grande gestão, que reflete os resultados na Fundação. Hoje, nós seguimos entregando os serviços à população de forma efetiva e prática. Alguns deles precisaram migrar ao ambiente online e outros acontecem de forma híbrida, pois a nossa missão é nunca parar de oferecer todas as ferramentas que a habilitem o cidadão a alcançar a sua meta profissional”, afirma a presidente.

As ações da Fundat também abrangem o preparo e a facilitação ao mercado de trabalho, por meio dos serviços de captação de vagas de emprego, realizado em parceria com empresas, e do encaminhamento de pessoas aos processos seletivos destas vagas, gerando oportunidades no campo profissional. De 2017 a 2020, 1.372 cidadãos foram empregados, através do cadastro de currículo e encaminhamento de mão de obra feito pela Fundat.

Um desses contratados é a consultora óptica, Cristiane Nascimento, que atualmente trabalha em uma empresa de ótica, por intermédio da Fundat. Ela estava desempregada há um ano e seis meses até encontrar a Fundação. “Eu conheci a Fundat por meio da propaganda que vi no jornal, cadastrei meu currículo e fui selecionada para a vaga. Por ter sido durante a pandemia, a entrevista aconteceu por telefone. Hoje, me sinto contemplada, o trabalho com meu chefe é ótimo, aprendemos muito um com o outro. A Fundat chegou em um momento muito importante e me ajudou bastante, pois já estava ficando desesperada, distribuí currículo em outros lugares e não era chamada, até que um dia a Fundat me ligou”, explica a consultora. 

José Fernando Santos é o empresário responsável pela contratação de Cristiane e está muito satisfeito com a contratada e com todo o processo desenvolvido pela Fundat que os levou até aqui. Também consultor óptico, ele ficou impressionado com a velocidade do retorno da Fundação após registrar a vaga em sua empresa.

"Foi muito importante a atenção que recebi da Fundat, foi muito rápido. Eu já estava procurando um funcionário há algum tempo mas, nenhum tinha a experiência que eu precisava. O trabalho representa muito para mim, pois eu possuo baixa visão, e atender pessoas que possuem a necessidade visual de lentes melhores é muito gratificante, faço com muita alegria”, conta o empresário.