Programa Aracaju pela Vida já realizou mais de 4.000 atendimentos

Agência Aracaju de Notícias
07/05/2021 11h00

Assegurar o devido suporte às pessoas infectadas pelo coronavírus antes que o quadro de saúde se agrave é um dos objetivos da atuação da Prefeitura de Aracaju. Por se tratar de uma doença delicada e que, muitas vezes, avança de maneira inesperada, a covid-19 demanda uma atenção minuciosa e acompanhamento constante, e foi por isso que, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a gestão municipal desenvolve, há cerca de um ano, o Aracaju pela Vida, programa voltado a pacientes que testaram positivo. 

A principal característica do programa é que as pessoas não precisam sair de suas casas para ter acesso ao serviço. As equipes, estrategicamente organizadas, vão até a residência dos positivados e observam a evolução ou regressão do quadro clínico. Com isso, o Aracaju pela Vida funciona como importante ferramenta de auxílio e tratamento dos doentes. 

Segundo a coordenadora do programa, Sindaya Belford, as pessoas atendidas são selecionadas a partir do MonitorAju e são pacientes que já foram atendidos e estão cumprindo isolamento domiciliar com exames confirmados ou suspeitos de infecção pela covid-19 e com riscos de agravamento, como idosos ou pessoas com algum tipo de comorbidade.

“Sabemos que uma parte dos idosos, por exemplo, não tem condições de sair de suas casas para ter esse acompanhamento, alguns são acamados ou têm dificuldade de se locomover. Então, vamos até eles ofertar a atenção que precisam para cuidar da saúde e estar monitorados de perto a respeito da covid-19 que, como sabemos, é uma doença que pode evoluir rapidamente para um caso de internação”, ressalta Sindaya. 

O programa conta com oito equipes multiprofissionais, que inclui médico, enfermeiro e agente de saúde local. As equipes realizam as visitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no mesmo expediente das Unidades Básicas de Saúde.
 
Do ano passado para cá, com essa logística, já foram realizados mais de quatro mil atendimentos, sendo que, destes, 24 pessoas precisaram ser encaminhas para uma unidade hospitalar. Além disso, o programa realizou cerca de 1.400 testes para verificar se as pessoas que tiveram contato com o positivado da casa também testaram positivo. 

“O Aracaju pela Vida completa o atendimento que é realizado nas unidades de referência  e pelo MonitorAju. O programa é o único serviço que faz o atendimento em domicílio dessas pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção ou que são acamadas, com relação à covid-19. Nosso intuito é prestar o atendimento para evitar o agravamento da doença. Todo o cuidado é pouco e, por isso, toda a nossa atenção”, aponta a coordenadora. 

Vacinação 
O programa Aracaju pela Vida também está realizando a vacinação dos idosos acamados ou que não possuem vínculo com a Unidade Básica de Saúde. Até o momento, 439 pessoas foram vacinadas pelo programa.