Saúde de Aracaju integra atividades sobre trânsito nas ações do Maio Amarelo

Saúde
05/05/2021 16h19

Em alusão ao Maio Amarelo, mês de alerta quanto ao alto índice de mortos e feridos no trânsito, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está intensificando o desenvolvimento de ações sobre segurança no trânsito.

De acordo com a área técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, Lidiane Gonçalves, o Município elaborou uma programação tendo como público-alvo gestores e trabalhadores da saúde, assim como a sociedade em geral que faz parte do trânsito, seja na condição de pedestre, ciclista, motociclista, motorista ou passageiro.

“É fundamental que essas ações sejam realizadas ao longo do ano, principalmente no momento de pandemia que estamos vivenciando, com leitos de hospitais e UTI cheios, seja no sistema público ou privado, para que as pessoas se conscientizem das suas responsabilidades no trânsito e evitem acidentes com vítimas que podem sobrecarregar ainda mais os serviços de saúde”, explica.

Segundo o agente e coordenador de educação para o trânsito, Renato Ferreira, o tema deste ano é no trânsito, sua responsabilidade salva vidas. “O objetivo é buscar na pessoa a responsabilidade de si, porque as pessoas tendem a cobrar dos órgãos a redução dos acidentes, mas a responsabilidade é de cada um de nós, a partir do nosso comportamento no trânsito. Precisamos entender que devemos ter respeito no trânsito e sempre buscar preservar a vida das pessoas”, enfatiza.

Mesmo com medidas mais restritivas, como toque de recolher às 22h e a alteração do horário de funcionamento ou fechamento de alguns serviços não essenciais aos finais de semana, acidentes de trânsito que poderiam ser evitados continuam acontecendo, tendo como principais fatores de risco o excesso de velocidade e direção após a ingestão de bebida alcoólica.

Ações desenvolvidas
Desde o início deste mês já foram realizadas atividades no Centro de Especialidade Médica (Cemar) e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps Ad Primavera) com usuários e trabalhadores do SUS Aracaju, os quais foram orientados sobre as medidas de segurança no trânsito, principalmente sobre o fator humano, visto que os comportamentos imprudentes se repetem, como beber e dirigir, excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e entrada inopinada do pedestre. 

“Além dessas ações, teremos o lançamento do Boletim de Vigilância em Saúde do Projeto Vida no trânsito (PVT) no dia 26 de maio, que divulgará um mapeamento dos acidentes de trânsito graves e fatais ocorridos na capital. O foco do PVT é o trabalho baseado em informações de acidentes de trânsito, para que tais informações possam subsidiar gestores no fortalecimento de ações de prevenção de lesões e mortes no trânsito através do planejamento, qualificação, avaliação e monitoramento de ações”, destaca Lidiane.