Em evento online, Conselho Municipal de Segurança Alimentar preenche vagas do colegiado

Assistência Social e Cidadania
06/05/2021 17h00

Nesta quinta-feira, 6, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), ligado à Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou em formato online o “Fórum das Entidades Não Governamentais”. 

O evento cumpre papel fundamental para que, por meio da composição do colegiado e da eleição do novo presidente e secretário, o Conselho, além das atividades desempenhadas, também possa retomar as atividades que contribuem para minimizar o impacto da pandemia na segurança alimentar da população aracajuana. Para isso, é obrigatório que os cargos sejam ocupados por pessoas que compõem a sociedade civil.

As entidades contempladas são: entidades religiosas com ações sociais de diferentes segmentos; Organizações Não Governamentais (ONGs); instituições de interesse público; empresas com responsabilidade social; movimentos populares e sindicatos; Conselho de Nutrição; e associações comunitárias.

Segundo a presidente da Comissão Eleitoral de Segurança Alimentar, Leila Gomes, 17 das 20 vagas disponibilizadas foram ocupadas. “No Fórum, apresentamos o regimento interno, demos espaço para que cada um se apresentasse e, em seguida, começamos a anunciar os contemplados. Também regularizamos quais entidades ficariam em cada segmento e cada representante pôde dar sua palavra sobre o processo também”, afirmou a presidente da Comissão.

Os segmentos das instituições de interesse público, movimentos populares e sindicatos e associações comunitárias permanecem com vagas em aberto. Por isso, será realizado um novo chamamento para que possam ser preenchidas.

A presidente da Comissão complementa: “vamos empossar todos os representantes das instituições para, posteriormente, elegermos o presidente e o secretário. Em seguida, será anunciado o novo chamamento público para preencher essas vagas restantes ”, concluiu.

Entidades contempladas

Estão contemplados no Conselho representantes da Casa Maternal Amélia Leite; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Aracaju; Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GAAC); Lar Infantil Cristo Redentor; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Rede de Matriz Africana (Rema); Oratório Festivo São João Bosco; Externato São Francisco; Instituto Banese; Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC); Observatório Nutricional de Segurança Alimentar (Osanes); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sergipe; Conselho Nacional de Nutrição (CRN); Coletivo Nutri contra Fome; Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Estado de Sergipe (Sindinutrise).