Este ano, Prefeitura já atendeu cerca de mil pacientes nos leitos municipais para covid

Saúde
07/05/2021 16h42

A rede municipal de saúde dispõe de 157 leitos exclusivos para pacientes com covid-19 e, até esta sexta-feira, dia 7, 83 deles estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 52,8% nos leitos distribuídos nos equipamentos de saúde montados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Somente este ano, já foram atendidas nos leitos municipais 988 pessoas.

São 30 leitos ofertados no Hospital Santa Isabel, 28 no Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse), 30 leitos na Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, 26 leitos na UPA Fernando Franco, 19 no Hospital São José, 20 no Caps Jael Patrício e quatro no Hospital Universitário.

A ampliação mais recente foi a abertura de 30 novos leitos de baixa e média complexidade no Hospital Santa Isabel. São 20 leitos destinados para enfermaria e 10 para o atendimento de casos críticos. Fruto da parceria entre o Município e o Hospital, os leitos são gerenciados pelo Instituto Humaniza - uma organização social do terceiro setor, sem fins lucrativos -, por meio de termo de cooperação. Atualmente, quatro pacientes encontram-se internados nesses leitos. 

Há quase dois meses, em 14 de março, também foram ativados os 28 leitos de retaguarda montados no Huse. Desde o início das atividades, até o momento, já passaram 201 pacientes, dos quais 148 tiveram alta, 16 foram a óbito, 37 necessitaram ser transferidos para UTI e 13 encontram-se internados. 

“Todo o trabalho de ampliação desses leitos tem como objetivo otimizar o fluxo de pacientes com covid que chegam às nossas portas de urgência municipais necessitando de internamento. Mesmo com uma demanda instável, avaliando regularmente nossa ocupação de leitos e os números de novos casos, temos conseguido agir com planejamento, assegurando a oferta do serviço e com parcerias importantes, além das já existentes e as mais recentes com o Huse e o Santa Isabel”, detalha a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. 

Desde o início deste ano, considerando o aumento de casos e, à época, a perspectiva de crescimento desse número, a Prefeitura vem buscando estratégias e realizando tratativas para a ampliação de leitos. Desde então, novos leitos foram abertos nas unidades municipais, bem como através de parcerias como as que foram firmadas mais recentemente com o Hospital São José e o Hospital Universitário, unidades parceiras do Município desde a primeira onda da pandemia. 

Atendimento covid
Além das unidades de pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva, que funcionam 24h, pessoas com sintomas leves ou suspeita de covid também são acolhidas em uma das quatro Unidades Básicas com atendimento exclusivo para síndromes gripais. 

O serviço é ofertado nas UBS: Geraldo Magela (Orlando Dantas); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); José Machado de Souza (Santos Dumont) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Nessas unidades o serviço funciona diariamente, sem interrupção aos finais de semana, das 7h às 18h.