Prefeitura atua durante ocorrência de ventos fortes em Aracaju

Defesa Civil
11/05/2021 09h00

A partir de aviso emitido pela Marinha do Brasil com indicação de ventos fortes no litoral, na segunda-feira,10, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), manteve atenção aos possíveis impactos. Houve emissão de alerta para a população por meio do serviço SMS - 40199, da Defesa Civil.  
 
​Os sensores de velocidade dos ventos, na capital, computaram rajadas de 61,8 km/h, no dia de ontem e na madrugada desta terça-feira,11, rajadas de vento de 56,8 km/h. Apesar da intensidade, apenas uma ocorrência foi registrada na central emergencial 199.  
 
​“Recebemos um chamado através da central 199, referente a risco de queda de um alambrado de campo de futebol. Imediatamente, deslocamos uma equipe para o local e verificamos que existia risco iminente. Interditamos totalmente o trecho da via para evitar o tráfego de pessoas e veículos, de maneira que não houvesse exposição ao risco”, explicou o coordenado da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.
 
​A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou o fechamento da via e o responsável pelo local foi contatado para a retirada da estrutura e eliminação do risco. A Defesa Civil segue monitorando a situação.
 
​O coordenador da Defesa Civil salienta que não houve registro de outras ocorrências. “Esse aumento da velocidade dos ventos foi sentido em toda a cidade de Aracaju, mas não tivemos nenhum outro tipo de ocorrência relacionada ao fenômeno. Com relação às chuvas, vem ocorrendo de maneira distribuída. No início da manhã observamos registro de 10 mm, em 24h, sem impactos”, enfatizou.
 
​Maio é o mês em que mais chove em Aracaju, com média histórica de 240mm. O acumulado, até o momento, de acordo com o órgão municipal é de aproximadamente 110 mm de chuvas, somente nesses dez primeiros dias do mês. A instabilidade, com ocorrência de chuvas, deve perdurar até o mês de julho.