Campanha Vacinação Solidária já arrecadou nove toneladas de alimentos

Agência Aracaju de Notícias
24/05/2021 08h00

O início da vacinação contra covid-19 foi um passo que trouxe alívio para muita gente, diante do quadro de crise sanitária vivenciado, no momento. Junto à crise de saúde pública, as consequências econômicas decorrentes da pandemia têm atingido milhares de pessoas e é a este público que se volta a campanha Vacinação Solidária, lançada pela Prefeitura de Aracaju no mês de abril.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), objetiva arrecadar alimentos e destiná-los a famílias em situação de vulnerabilidade.

A doação é aberta a toda sociedade, não apenas a quem for vacinado. Podem ser doados mantimentos não perecíveis nos seguintes pontos arrecadação: no drive-thru (montado no Parque Augusto Franco (Sementeira), de segunda a domingo, de 8h às 17h;  no prédio da Estação Cidadania, situado na rua Pacatuba, 64, Centro, de segunda à sexta-feira, de 9h às 15h; e nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com vacinação contra covid-19 autorizada, de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h.

Assim, o objetivo é aproveitar o momento da vacinação, quando as pessoas já saem de casa em segurança e em um espaço onde não há aglomeração, para garantir a arrecadação de itens alimentícios para montar os kits.

Há também, a opção de contribuições em dinheiro. O Comitê de Combate à Pobreza, da Assistência Social de Aracaju, disponibiliza a seguinte conta para depósito: Banco do Brasil; agência: 3611-0; conta: 6704-0; CNPJ: 13.128.780/0045-12.

“Mesmo com a campanha abrangendo todas as Unidades de Saúde aptas para a Vacinação, a grande adesão é no drive-thru, o que proporciona o ritmo de doações diretamente proporcional ao ritmo de vacinação do local. Meu grande desejo é que a gente retome a empolgação inicial. Sei que o povo aracajuano está envolvido em diversas campanhas, mas, infelizmente, a fome está por todos os lados”, destaca a secretária-adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França. 

Do início da campanha até o momento, já foram arrecadadas nove toneladas de alimentos. Deste quantitativo, 535 kg foram doados pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), fruto das contribuições dos servidores da pasta.

A logística envolve 74 pessoas, divididas em equipes de trabalho que atuam no recolhimento, na higienização, na arrecadação e no transporte dos mantimentos para uma das unidades socioassistenciais do Município, onde são separados os alimentos e montados os kits compostos de dez itens de cesta básica.

“Nosso papel é unir causas e forças. Acredito que a cada nova faixa etária de vacinação ou novo público, nossas arrecadações aumentem. Contamos com todas as ajudas. Até o momento conseguimos entregar mais de dois mil kits de alimentação graças às doações da população. Não podemos parar”, reforça Selma.

Ao todo, 120 grupos sociais já foram assistidos com as doações dos kits, além da sociedade, que realiza a solicitação espontânea através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Município.