Emoção marca primeira semana de vacinação dos trabalhadores da Educação em Aracaju

Educação
27/05/2021 16h30

Desde segunda-feira (24), a Prefeitura de Aracaju vem vacinando professores e demais funcionários da rede municipal de ensino contra a covid-19. Esta primeira etapa contempla profissionais com idades entre 40 e 59 anos que atuam em creches, escolas de Educação Infantil e também nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, e segue com essa faixa de idade até esta sexta-feira, 28.

Na fase de vacinação para os profissionais da Educação, em Aracaju, estão inseridos não somente professores, mas, também, gestores escolares, coordenadores, secretárias, cuidadores, merendeiras, equipes de limpeza, vigias e porteiros. A previsão é que 1.364 trabalhadores recebam a aplicação da vacina.

“Já choramos muitas perdas e sofremos com a dores de tantos: familiares, amigos, alunos e pais de alunos. Mas agora é a hora de renovar as esperanças, acreditar na ciência e na vacina. Vacina para todos. Que nossas escolas se encham novamente de vida, risos, aprendizagem, partilhas e brincadeiras com nossas crianças, professores e funcionários. Viva a vida”, celebra Silvana dos Santos, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, vacinada na quarta-feira, 26.

O sentimento de alívio e celebração pela vacina pode ser percebido como comum a cada profissional que acaba de receber a primeira dose do imunizante. Outra profissional da Educação que expressa essa emoção é Soray Dantas, diretora da Emef Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria, referindo-se ao acontecimento como “alegria imensa”.

“Só de falar já dá vontade de chorar. Depois do expediente na escola, peguei minhas filhas para este grande evento e fui me vacinar. Estamos numa alegria só. É muito bom estar entre os 20% da população que estão recebendo a vacinação em todo o Brasil. Procuro incentivar meus colegas a também irem receber a imunização. Na Jornalista Orlando Dantas, graças a Deus, toda a equipe diretiva e pessoas que trabalham na limpeza já tomaram essa primeira dose”, comenta a diretora Soray.

Dayse Costa, professora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jovino Pinto, do bairro Aeroporto, que foi uma das primeiras vacinadas nesta quinta-feira, 27, e afirma que o sentimento é de gratidão.

“Hoje é só agradecimento por ter essa oportunidade de proteção para mim e mais tranquilidade para a minha família. É uma emoção muito grande porque, infelizmente, muitas vidas se foram e não tiveram essa possibilidade, pois vacinas salvam vidas. Peço a todos os colegas de profissão que venham se vacinar”, expressa a professora Dayse.

Soraya Andrade ensina na Emef Elias Montalvão, no bairro Mosqueiro, e também foi vacinada nesta quinta-feira. Ela afirma que a vacinação traz o sentido de esperança. “Já estou na expectativa para a próxima dose e quero que, não somente eu, como todos os professores e outros trabalhadores da Educação sejam vacinados logo. Assim poderemos voltar à escola com a comunidade escolar protegida. É importante que todos tenham essa oportunidade de receber a vacina”.

Cronograma
Até o próximo domingo, 30, trabalhadores da educação podem receber o imunizante da Pfizer ou da AstraZeneca. A vacinação com a vacina da Pfizer acontece nos pontos fixos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Manoel de Souza, Santa Terezinha, Edézio Vieira de Melo, Adel Nunes, Hugo Gurgel e no auditório Antônio Vieira Neto, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas.

Já a vacinação com o imunizante da AstraZeneca, acontece nas UBSs Augusto Franco, Cândida Alves, Marx de Carvalho, José Augusto Barreto e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João de Oliveira.

Para a imunização dos trabalhadores da Educação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estabeleceu um cronograma por idade. Na segunda-feira, 24, foram vacinados os trabalhadores de 55 a 59 anos. Na quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, os profissionais da educação de 40 a 44 anos, de forma escalonada. Na quinta, os nascidos entre janeiro e junho; e na sexta, receberão a primeira dose os nascidos entre julho e dezembro.