Representantes da Prefeitura participam de reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde

Saúde
27/05/2021 17h00

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram, nesta quinta-feira, 27, da 53ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O objetivo do encontro com o órgão do controle social, formado de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, foi discutir esclarecimentos sobre a inclusão de diretrizes às ações de enfrentamento à pandemia da covid-19 em Aracaju, no Plano de 2018-2021 e na Programação Anual de Saúde (PAS); e também explicar o plano de vacinação de enfrentamento a covid-19 em Aracaju.

A reunião foi aberta com a apresentação da nova secretária adjunta da Saúde, Andressa Torquato, aos membros do Conselho. “Estou chegando para agregar e fortalecer ainda mais o Sistema Único de Saúde. Esse é um espaço legítimo, que traz as discussões do SUS, as melhorias tanto para o segmento do usuário, quanto dos servidores e da própria gestão. Vamos continuar juntos, trabalhando e construindo um controle social cada vez mais legítimo”, explica.

Representando a administração municipal, o diretor da SMS e conselheiro gestor, Carlos Noronha, destacou o andamento do plano de vacinação contra a covid-19. "Em continuidade à campanha de vacinação contra a covid-19, ontem, dia 26, ampliamos os pontos de vacinação e fechamos o balanço com o saldo de 147.529 pessoas imunizadas na cidade. Com isso, já são 28,70% da população aracajuana vacinada contra a doença causada pelo coronavírus, detalhando os grupos prioritários, e locais dos pontos de vacinação”, enfatiza

O presidente do CMS, Augusto Couto destacou a retomada das reuniões presenciais do Conselho, com a apresentação da nova secretária adjunta e com a continuidade do conselheiro Carlos Noronha, como representante da administração municipal no Controle Social.
 
“Vemos que o município de Aracaju está muito organizado, e ficamos felizes com o respeito da SMS para com os aracajuanos. O município está avançando, e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde. Precisamos respeitar as prioridades dos grupos de vacinação, e que sejamos multiplicadores nos conselhos locais também”, orientou.

A secretária da mesa diretora do CMS, Núbia Santana, finalizou a reunião agradecendo o bom trabalho desenvolvido por Carlos Noronha e a continuidade dele no controle social. “Hoje homenageamos Carlos Noronha com uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao controle social”, afirmou Núbia.