Prefeitura orienta pessoas a procurarem UBSs de atendimento exclusivo para síndromes gripais

Saúde
29/05/2021 11h21

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça que mantém quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com atendimento exclusivo de pessoas com sintomas gripais leves. As UBS estão preparadas para receber usuários diariamente, das 7h às 18h, e oferecem, além dos testes RT-PCR, orientações médicas e prescrições de medicamentos para o tratamento da doença.

As quatro UBS de referência para casos de síndrome gripal foram selecionadas estrategicamente para atender a população que residem em todas as regiões da cidade. São elas: Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), José Machado de Souza (Santos Dumont), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Geraldo Magela (Orlando Dantas).

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, reforça que a procura dessas unidades é essencial para evitar aglomerações na rede de urgência, sobretudo após o fechamento temporário da ala covid do Hospital Nestor Piva, devido ao incêndio ocorrido na última sexta, 28.

“Estamos trabalhando para normalizar os atendimentos da maneira mais rápida possível e precisamos da cooperação das pessoas para evitarmos aglomerações desnecessárias. As UBS's estão aptas a receber quaisquer pessoas que não necessitem de um atendimento de urgência e a procura delas, neste momento, é essencial para que consigamos atender com mais celeridade os casos graves no Hospital Fernando Franco”, orienta Waneska.

Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, a Prefeitura já atendeu 104.341 pessoas com síndromes gripais nas quatro UBSs. Na Onésimo Pinto foram 21.806 atendimentos; na Ministro Costa Cavalcante, 27.894; na José Machado, 22.747 e na Geraldo Magela, com 31.894.