Aracaju inicia inicia nova etapa do plano de imunização e vacina mais 3.179 pessoas

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2021 18h00

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 31, a vacinação contra a covid-19 de pessoas com 58 e 59 anos sem doenças preexistentes. A imunização dessas novas idades acontece de forma escalonada, estratégia utilizada pela SMS para melhor organizar o fluxo de trabalho das equipes nos pontos de vacinação distribuídos na cidade.

 
Para ter acesso à vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. O município também continua vacinando os grupos prioritários em fases anteriores, também por idade, dos trabalhadores da educação, do transporte coletivo, das pessoas que têm deficiência permanente e que não têm BPC (Benefício de Prestação Continuada), com comorbidades, profissionais de saúde, segurança, dentre outros.

Com isso, a capital segue avançando com o plano municipal de vacinação. Até o momento, a Prefeitura de Aracaju imunizou 156.192 pessoas, o que equivale a 23,59 da população. Somente no dia de hoje, foram vacinadas 3.179 pessoas, sendo 2.500 recebendo a primeira dose e 679 completando o ciclo de imunização com a segunda dose,.

Foram imunizadas 213 pessoas com comorbidades, 723 idosos, 111 profissionais de saúde, 95 profissionais de segurança e salvamento, 394 trabalhadores de educação, 103 do transporte público, 14 do transporte aéreo e 2 pessoas privadas de liberdade.
 
"Estamos iniciando uma nova etapa, que é a vacinação por idade das pessoas sem comorbidades e de 59 anos e, durante esta semana, evoluindo para 58 anos. É uma grande vitória da Frente Nacional de Prefeitos, que, junto ao Ministério da Saúde, conseguiu mudar o Plano Nacional de Imunização e, em paralelo, a gente continua vacinando o grupo prioritário. É uma data importante porque abre-se uma esperança de quanto mais vacinas chegarem, mais pessoas vacinamos para, com isso, conseguirmos diminuir a transmissão do vírus", afirma a gestora da SMS, Waneska Barbosa, que esteve no drive da Sementeira esta manhã acompanhando a vacinação.
 
Pontos de vacinação
A secretária esclarece que a SMS disponibiliza, para esse público, dez pontos fixos de vacinação. São eles: UBS José Augusto Barreto (bairro Japãozinho); UBS Augusto Franco (bairro Farolândia); UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão); UBS Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo); UBS Adel Nunes (bairro América); Cras João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont); UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Jabotiana); UBS Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio); UBS Cândida Alves (rua São João); e UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos).
 
Waneska lembra ainda que há a opção de receber a vacina no drive-thru, instalado no Parque da Sementeira. Entretanto, para ser vacinada no posto voltante, é preciso acessar o Portal VacinAju (http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/), realizar o cadastro e aguardar a emissão de um código de autorização.
 
"As pessoas precisam se cadastrar no Portal da Vacina no site da Prefeitura de Aracaju. No item cinco, a pessoa sem comorbidade basta anexar um comprovante de residência de Aracaju, comprovante de identidade, CPF e foto, e esperar que seja autorizado um código para se dirigir ao drive. Nas UBSs, basta levar esses dois comprovantes que também será vacinado", explica Waneska.

Doses da esperança
Maria Inês  Machado, de 59 anos, foi uma das primeiras a chegar no drive da Sementeira para receber a primeira dose do imunizante. Para ela, o momento é de tranquilidade. "Estou muito feliz em tomar a minha primeira dose da vacina. Deus sabe de tudo a todo tempo. Estava aguardando muito por esse momento e estou aliviada agora. Boa sorte para todos nós e para o mundo também", diz.

A professora Rosa Maia dos Santos, 43, disse estar feliz. "Muito feliz. É um momento muito esperado. Eu, como educadora, fiquei muito feliz em ter essa oportunidade para me vacinar. Muito aliviado e espero que tenha vacina para todos", afirma.
 
O policial Militar Gustavo Gomes, 43, também esteve no drive e, externando empatia, espera que toda a população seja vacinada logo. "Minha primeira dose. É um alívio porque é proteção para a família. Que todos tomem a primeira dose também".

Paulo Brito, 50, que trabalha na área de segurança do trabalho, não escondeu sua alegria em tomar a primeira dose. Ele conta que perdeu muitos familiares para a covid-19 e a dose que tomou hoje representa esperança por dias melhores. "Muito feliz, porque do jeito que está a coisa aí, a terceira onda vindo por aí, então, fico muito feliz por estar sendo vacinado. Perdemos muita gente na família", diz.

Cronograma da semana
A imunização dos aracajuanos segue ao longo desta semana. Na terça-feira, 1º, será a vez dos que possuem 59 anos e nasceram entre maio e agosto. Na quarta-feira, 2, serão imunizados os de 59 anos que nasceram entre setembro e dezembro.

Na quinta-feira, dia 3, começam a receber a vacinação os aracajuanos de 58 anos, nascidos de janeiro a março. Na sexta, 4, poderão se vacinar os de 58 anos nascidos entre abril e junho.

Já no sábado, dia 5, é a vez das pessoas com 58 anos que aniversariam entre julho e setembro. Para encerrar a ampliação, os que possuem 58 anos e nasceram nos meses de outubro a dezembro poderão tomar a vacina no domingo, dia 6.