Saúde de Aracaju participa de webinário sobre abuso e exploração sexual infantil

Saúde
31/05/2021 16h55

Nesta segunda-feira, 31, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participou de webinário promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe (CEDCA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju (CMDCA). O objetivo do evento foi informar e mobilizar órgãos, instituições e a sociedade sergipana para o enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes.

A técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes da SMS, Lidiane Gonçalves, apresentou o tema “Violências sexuais contra crianças e adolescentes: perfil das vítimas, prevenção e enfrentamento no município de Aracaju”.

“Durante minha apresentação reforcei que as violências sexuais contra crianças e adolescentes se caracterizam como um grave problema de saúde pública, devido aos dados alarmantes no nosso país. Ainda assim, esses registros representam apenas uma parcela da população, tendo em vista que muitos casos são subnotificados. Temos um desafio ainda maior nessa pandemia, visto que houve uma menor procura das crianças e adolescentes nos serviços de saúde, da assistência, nas escolas, devido às aulas suspensas, acontecendo de forma virtual”, explica.

A técnica reforça que as crianças e adolescentes têm passado mais tempo em casa, protegendo-se da covid-19, mas expostas a outros perigos, visto que, a maioria a maior parte dos casos de abusos sexuais são cometidos dentro das residências das vítimas. Outro alerta importante é a violência virtual, tão grave como a real.

“A criança sofre também, sejam danos psíquicos, risco a automutilação, ao suicídio, dentre outras consequências. Os pais ou responsáveis precisam estar atento aos conteúdos acessados na internet em um momento que a tecnologia é muito mais utilizada, seja por tablets, celulares e computadores. Que possamos cada vez mais proteger nossas crianças e adolescentes, inclusive no mundo cibernético”, enfatiza.

Outro olhar necessário é o cuidado integral às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, que vai desde o acolhimento, atendimento, notificação e encaminhamento para rede de proteção.
 
Com isso, entra em ação também a Secretaria de Assistência de Aracaju, através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Conselhos Tutelares, a Promotoria das Crianças e Adolescentes do Ministério Público de Sergipe.

O webinário também teve palestras da assistente social e membro da Coordenação Nacional do Comitê de Enfrentamento à Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, Karina Figueredo; da representante do Instituto Braços, Roseane Moraes; e sendo encerrada com a palestra, da Conselheira Tutelar, Rosemeire Oliveira.