Prefeitura dá sequência à Semana do Meio Ambiente com live e distirbuição de mudas

Agência Aracaju de Notícias
02/06/2021 11h56

O 'Carro da Árvore' já pode ser considerado um sucesso. Ele chega de mansinho, como não quer nada, mas logo é identificado pela população que, revestida de apreço pelas questões ambientais, logo faz fila para pegar uma muda de árvore nativa ou plantas medicinais.

O projeto itinerante, que está visitando diversos bairros para a distribuição de espécies de mudas da Mata Atlântica, além de estimular o plantio consciente, é capitaneado pela Prefeitura de Aracaju, sob coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
 
Essa ação faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a qual teve início na terça-feira, 1, e segue até a sexta, 4, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, que será celebrado no dia 5 de junho. A programação tema a parceria do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e do Ministério do Meio Ambiente.

 
O objetivo central é mobilizar a população sobre a importância da conscientização no tocante à preservação do planeta, e o Carro da Árvore reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju para cumprir com o seu papel socioambiental, como assevera a dona de casa Maria Domingas Souza dos Santos, 60 anos, moradora do bairro Soledade, situado na zona Norte, contemplado com a visita do projeto itinerante.

"Vim buscar as minhas mudinhas de murta e capim-santo. Adoro plantas e sabemos que a nossa mata está devastada. A gente precisa de verde para respirar. Essa é uma ação importante, porque verde é vida", disse.

No bairro Soledade, a concentração da equipe da Sema foi em frente à Unidade Básica de Saúde Carlos Hardman Côrtes. Lá, a população interessada pôde levar para casa mudas de ipê amarelo, ipezinho, flamboyant mirim, sibipiruna, paineira, murta, graviola e mangueira, além de espécies medicinais, como capim-santo, citronela e babosa.
 
Na UBS, inclusive, a pedido da diretora Jussimara Esteves, a Sema plantou três mudas de árvores da espécie ipê amarelo. "É extremamente importante a arborização, a valorização do meio ambiente. Nós temos aqui na unidade, na área externa, um grande plantio e nós já temos o hábito de cultivar plantas e árvores", diz.
 
Segundo Jussimara, a ação representou "um privilégio grande de podermos arborizar ainda mais a parte externa da nossa unidade". "Tudo isso para o bem do meio ambiente e para o nosso bem-estar. É importante destacar a ação do Carro da Árvore, porque, muitas vezes, as pessoas não têm facilidade de encontrar mudas e essas mudas estão vindo até nós, inclusive, as plantas medicinais que trazem benefícios para a saúde", destacou a diretora da UBS.

Roseni Moreira Santana, 43, também fez questão de pegar uma muda. "Vim buscar minha mudinha de capim-santo, porque é bom para a pressão. Estou adorando o Carrro da Árvore. É um benefício para a gente e eu adoro plantas medicinais", frisou.

Opinião semelhante tem Joelma Dantas dos Santos, 43, que trabalha na UBS Carlos Hardman Côrtes. "As meninas comentaram comigo sobre o Carro da Árvore na comunidade e eu aproveitei para vir buscar a minha mudinha. Eu tenho um olhar mais diferenciado com relação ao meio ambiente e achei massa esse incentivo, essa ideia de trazer para a comunidade. Acho muito importante, porque trabalhamos tanto no dia a dia e esquecemos um pouco da natureza, que é boa para a nossa saúde. Estão todos de parabéns", disse, agradecida.
 
A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro Andrade, que esteve no bairro Soledade para acompanhar a distribuição e destacou a importância de mais um dia de ação em prol da natureza.
 
"Hoje o Carro da Árvore está no bairro Soledade. O pessoal que mora aqui ficou bem animado com a iniciativa em frente à UBS. A recepção foi boa. Fizemos, inclusive, a plantação de três mudas de ipê amarelo na área externa da UBS, além de distribuir várias mudas à população. Amanhã (quinta, dia 3) a ação continua. Temos a disponibilização de alguns vídeos no Instagram da Sema e no YouTube da Prefeitura de Aracaju sobre reciclagem e iluminação pública, e sobre arborização, e na sexta (dia 4) a gente encerra a programação da Semana do Meio Ambiente com o Carro da Árvore no bairro Aruana", contou.
 
Programação nas redes sociais
Devido à pandemia, o evento conta, este ano, com adaptações, a exemplo da realização de lives e gravação de vídeos que poderão ser acompanhados nos perfis oficiais do Instagram, @semaaju e @prefaracaju, e através do canal do YouTube, Prefeitura de Aracaju Oficial.  

Nesta quarta, além da ação do Carro da Árvore, a programação também contou com Live sobre “Arborização - Onde e como plantar?”, com a participação do coordenador do Horto Florestal de Aracaju, Victor Melo.

"A gente apresentou um pouco o que é o Horto Municipal. Muita gente não sabe que existe um viveiro florestal que pertence à Prefeitura de Aracaju e fica aqui no Parque da Sementeira. A gente vai explicar um pouco o que é que a gente produz aqui de plantas florestais, ornamentais e medicinais", afirmou.
 
Meliponário
Na live, Victor contou que o Horto tem um meliponário, onde há criação de abelhas nativas. "Fizemos uma breve explanação da importância de se conhecer um pouco de algumas espécies de abelhas nativas que a gente cria aqui no Horto Municipal. Aproveitamos a ocasião também para fazer indicações de espécies florestais que podem ser plantadas aqui em Aracaju e passar as informações técnicas de como plantar. Mostramos, na prática, como fazer um plantio de uma árvore, seguindo as recomendações técnicas que a gente passa aos cidadãos de Aracaju", relatou Victor.
 
Ainda durante a live, Shirlaine Freitas, gestora ambiental, apicultora, meliponicultora, detalhou como funciona o meliponário e sua importância. "Esse projeto surgiu justamente porque a Secretaria do Meio Ambiente viu a necessidade de passar esse conhecimento e de despertar essa atenção das pessoas em relação às abelhas, porque são insetos pequenos que passam despercebidos, mas de uma importância gigantesca para a manutenção da biodiversidade. Foi aí que surgiu essa ideia maravilhosa da implantação desse primeiro meliponário público do Estado de Sergipe", destaca.
 
Por fim, Victor sublinhou que a Semana do Meio Ambiente é extremamente importante e que a arborização urbana precisa ter mais atenção. "A nossa cidade ainda tem um déficit arbóreo muito baixo e falar de meio ambiente é muito importante. Dentro de um centro urbano como Aracaju que, cada vez mais, está crescendo, falar de Meio Ambiente dentro da cidade é importante. Falar de suas importâncias e dizer que dentro da cidade existe árvore, existe bicho... Isso é muito importante principalmente para a população abaixo de 18 anos, as crianças que estão em formação do que é meio ambiente. São elas que vão ser nossos defensores, nossos protetores da natureza mais para frente", concluiu.

Programação
Dia 3 de junho
- Compartilhamento de vídeos ambientais sobre reciclagem, iluminação pública e arborização urbana.

Dia 4 de junho
- Live “Visita guiada no manguezal”. Transmissão por meio dos perfis do Instagram @semaaju e @prefaracaju e no canal do Youtube Prefeitura de Aracaju Oficial, às 10h;
- Carro da árvore no bairro Aruana, das 8h às 13h.