Ilé-Iwé: Prefeitura realiza formação para professores em educação das relações étnico-raciais

Educação
04/06/2021 12h40

Com o objetivo de sensibilizar os profissionais da Educação acerca da Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino de história afrobrasileira nas escolas de Ensino Fundamental e também de iniciativas antirracistas nas escolas públicas, a Prefeitura de Aracaju realizará mais uma edição do projeto Ilé-Iwé. 

O Ilé-Iwé é um projeto de formação continuada em Educação das Relações Étnico-raciais. Idealizado pela Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a segunda edição do projeto fará parte das ações propostas pelo programa Aracaju sem Racismo, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju por intermédio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).

O projeto é voltado para professores da rede municipal de Aracaju de todas as modalidades de ensino. Também serão ofertadas vagas para educadores que lecionam em escolas estaduais localizadas na capital sergipana.
 
Com início para o próximo dia 11 de junho, a formação contará com oficinas online, desenvolvidas entre junho e dezembro de 2021. A inscrição pode ser feita através deste link, até o dia 13 de junho.

“Em 2021, a Semed ofertará o Ilé-Iwé em versão EaD [Educação à Distância]. Contando mais uma vez com o apoio do Ministério Público de Sergipe, através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Etnico-Racial, a Copier. Assim, essa pauta tão legítima se fará uma constante nas nossas escolas públicas, contribuindo decisivamente para a formação de uma sociedade antirracista, e portanto, mais justa, democrática, empática e diversa”, explica a coordenadora da Coped, Maíra Ielena Nascimento.

Para a realização da formação, a Semed conta com a parceria da Semfas, do MP/SE, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da UFS (Neabi), da Unegro-SE e do Centro Cultural Erukerê.

“O Ilé-Iwé sempre é uma experiência muito rica para nós e para os professores e estudantes. Contamos com parcerias que nos engrandecem e nos ajudam a fortalecer ainda mais as atividades pedagógicas das nossas escolas no que diz respeito ao ensino da história afrobrasileira. Esta formação, que é uma iniciativa da Semed, busca, além de tudo, levar para os nossos professores e estudantes a importância da nossa história, da nossa identidade e da igualdade racial, humanizando a nossa Educação”, avalia a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.