Prefeitura acolhe e garante cuidados à saúde a profissionais do sexo em Aracaju

Saúde
11/06/2021 15h50

Com o intuito de promover o cuidado com a saúde dos grupos vulneráveis, a Prefeitura de Aracaju mantém durante o ano diversas ações de acolhimento e encaminhamento através do Programa de Redução de Danos (PRD), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Durante esta semana, equipes de redutores visitaram a região da Orla da Atalaia a fim de testar e orientar profissionais do sexo.

“Nossas equipes de redutores mantêm contato com diversos grupos vulneráveis e, detectando a necessidade de ações mais articuladas, como a que ocorreu essa semana, acionamos outros aparelhos da SMS para uma ação conjunta, como o Consultório na Rua [CnR] e as Unidades Básicas de Saúde [UBS]. Além da testagem pra HIV, sífilis e hepatites, as profissionais do sexo receberam acolhimento, orientações sobre sexo seguro e insumos”, destaca a coordenadora do PRD, Daniele Alves.

Após cada ação, os resultados são enviados às UBSs ou ao CnR, onde as pessoas dos grupos vulneráveis são acompanhadas, avaliadas e acompanhadas, caso seja necessário. A depender do resultado, redutores podem fazer o acompanhamento ao Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), onde é ofertado o tratamento e acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Também são orientadas práticas de redução de danos, caso, entre as pessoas assistidas, haja usuárias de drogas.

A profissional Miriam Silva, que participou da ação nesta semana, reconhece a importância da atuação do Município. “Eu acho esse cuidado muito importante, porque, em primeiro lugar está a saúde. Sem ela a gente não faz nada”, reconhece.