Escola municipal estimula aprendizado da matemática e do português com projeto interdisciplinar

Educação
15/06/2021 14h16

Um dos aprendizados considerados mais difíceis na vida de muitos estudantes está na matemática, sendo comum escutar o quanto é complicado entendê-la. Além desta situação, na vida escolar parece haver uma competição sutil entre os que se afeiçoam a esta disciplina e os que possuem mais habilidade no estudo da língua portuguesa. Todos esses paradigmas podem ser quebrados, no entanto, se bem trabalhados na base da alfabetização.

Para trabalhar nessa base e preparar as crianças para um maior aproveitamento da aprendizagem hoje e no futuro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova, tem desenvolvido o projeto interdisciplinar Pomar: A Escola que Calculava 2021, cujo nome significa ‘Português e Matemática Relacionadas’, uma iniciativa do coordenador pedagógico Minho San-Liver e que está em sua terceira edição no geral e segunda de forma remota.

O objetivo principal do ‘Pomar’ é o desenvolvimento de ações pedagógicas para incentivar o fortalecimento da prática de situações-problema, o cálculo mental, a memorização da tabuada e a compreensão das frações entre os alunos. Sobre a língua portuguesa, o projeto pretende estimular a prática da leitura expressiva a partir da criação de poemas e/ou histórias relacionadas ao tema ‘A Escola que Calculava’. Outra intenção é aproximar os alunos da plataforma Classroom de maneira efetiva.

"Esta é, também, mais uma tentativa da escola promover o Google, fazendo-os entender que o Classroom é mais fácil de mexer que o WhatsApp, tentando minimizar a resistência ao novo e aproximando ainda mais os alunos das ferramentas digitais. Além disso, durante esta pandemia estamos tentando instigar os alunos a serem mais comunicativos e expressivos para que sejam adultos com mais autonomia", explica o coordenador Minho San-Liver.

Voltado a todos os alunos da Emef matriculados regularmente no ano letivo 2021, as atividades do projeto foram iniciadas na segunda-feira (14) e ocorrerão até o sábado, dia 19. Os inscritos deverão produzir e enviar vídeos e desenhos, e escreverão poemas e outros textos e resolverão problemas matemáticos.

Ao final, os alunos que acumularem mais pontos ganharão prêmios, como balaio junino e medalha para o primeiro lugar geral, e kit escolar para o primeiro colocado de cada turma. O resultado será divulgado no dia 22 de junho.

Otávio Oliveira é um ex-aluno da Emef Olavo Bilac que conquistou o primeiro lugar no Projeto Pomar 2019 e o terceiro lugar no ano passado. Nesta terça-feira, 15, ele foi até a escola doar alguns brinquedos para compor o balaio junino e fez um vídeo incentivando a participação dos atuais alunos da unidade de ensino.

"O professor Minho está de parabéns por despertar o interesse da criança pelo conhecimento e fazê-las ter vontade de estudar. Meu filho entrou em 2017 e ficou nesta escola até 2020. O Pomar ajudou bastante. Projetos como esses abrem a mente da criança e fazem com que elas se sintam livres para expressar suas ideias", conta José Wellignton, pai do aluno Otávio.

Alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto tem como inspiração a obra O Homem que Calculava, do educador Malba Tahan. O livro é uma coleção de contos árabes que contam a trajetória de um calculista persa viajando por vários lugares e demonstrando extraordinária habilidade para solucionar problemas matemáticos.