Representante do Corpo de Bombeiros Militar capacita trabalhadores da Emsurb

Serviços Urbanos
16/06/2021 15h00

Na manhã desta quarta-feira, 16, servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), lotados na Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) e que desempenham atividades nos mercados centrais e setoriais da cidade, receberam treinamento prático sobre o manuseio correto de extintores de incêndio. A capacitação ocorreu na sede da empresa municipal, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), respeitando as medidas de prevenção à covid-19.

Coordenada pelo setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a ação foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), através do instrutor de salvamento terrestre sargento Cleber Andrade.
 
Na oportunidade, o instrutor abordou sobre técnicas e noções básicas, classes de incêndio, riscos no local de trabalho e diferenças entre os tipos de extintores e manuseio. Também foram abordados os cuidados necessários na utilização destes equipamentos, dentre outros tópicos relacionados à segurança.

"Atendemos convite da Emsurb e estamos aqui com a intenção de habilitar esses servidores a terem uma noção de como utilizar o extintor portátil em uma necessidade de um principio de incêndio, evitando que se torne um fogo consolidado e de grandes proporções", ressaltou o sargento.

De acordo com a engenheira em segurança do trabalho da Emsurb, Cintya Leite, a iniciativa atende às orientações da empresa municipal que, por sua vez, segue o que estabelece o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. 

Atento às explicações, Marcos Paulo Bispo, fiscal do mercado setorial Roberto Silveira, considerou a dinâmica proveitosa. “Normalmente, em momentos de pânico, as pessoas não sabem o que fazer. Um treinamento como esse oferece, além do conhecimento, noções para manter a tranquilidade e, consequentemente, conduzir melhor a situação. Muito bom! Estão de parabéns por essa iniciativa”, disse.

Para o participante do treinamento Divonsir Fernandes, a instrução foi válida como forma de prevenção. "Essa dinâmica é necessária para o cotidiano de qualquer pessoa, por se tratar de algo útil e que pode salvar vidas”, ressaltou o fiscal que, atualmente, presta serviço no mercado central Virgínia Franco.

Além da parte prática, os servidores também receberam orientações teóricas e de conscientização sobre o manuseio de extintores. A instrução foi dada pela equipe da Segurança do Trabalho. A aula aconteceu, no período de 7 a 10 deste mês, nos mercados centrais e setoriais de Aracaju.