Prefeitura já agendou mais de 12 mil consultas pela Central Telefônica e Portal da Saúde

Saúde
30/06/2021 17h10

Boa parte dos serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pode ser acessada pela Central Telefônica ou pelo Portal da Saúde.
 
Esses canais oferecem segurança e comodidade ao usuário, evitando o deslocamento até as unidades. Entre os serviços ofertados estão agendamento de consultas odontológicas, de consultas para gestantes, agendamento de vacinação de rotina e de consultas para hipertensos e diabéticos. 

A estratégia da Central Telefônica foi responsável pelo agendamento de 10.910 consultas somente este ano. No mesmo período, o Portal da Saúde realizou 1.926 agendamentos.

“Ligando para o 0800 729 3534, os usuários podem fazer os agendamentos evitando, assim, saídas desnecessárias de casa, bem como aglomerações nos equipamentos de saúde. Nesse contexto de pandemia, o serviço se tornou uma opção segura de atendimento e está disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, e a ligação é direcionada para os técnicos que realizam o devido agendamento”, explica a assessora da Rede de Atenção Primária (Reap) Josivânia Mesquita. 

Portal da Saúde
Ao acessar o Portal da Saúde de Aracaju, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria: Agendamento de Consulta, Carteira de Vacinação, Lista de Espera (consultas e exames), Visualização de Agendamento de Exames e Lista Pública de Espera de Pacientes (consultas, exames e procedimentos).

“Para ter acesso, o usuário pode fazer o cadastro a qualquer momento por meio do site da Prefeitura. Em até 30 dias, ele terá sua documentação validada, para recebimento da senha, que poderá ser enviada via WhatsApp, e-mail ou SMS [para os contatos fornecidos pelo próprio cidadão que preencheu a ficha]. Usuários menores de 18 anos podem ser cadastrados, desde que tenham responsável legal, o qual, automaticamente, será a pessoa encarregada pelas informações, bem como pelos agendamentos de seus dependentes”, enfatiza o coordenador de TI da SMS, Adson Gomes. 

Recadastramento e validação
Para ter acesso ao Portal, o usuário deve realizar o recadastramento, por meio do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/recadastramentosms, disponível no site da Prefeitura. Ao preencher o formulário, é necessário também anexar os documentos pessoais de identificação e comprovante de residência, que podem ser fatura de água, energia ou internet fixa, além de carnê de IPTU ou contrato de aluguel. Já o acesso ao aplicativo ‘Mais Saúde Cidadão’ é possível tanto em Android quanto IOS, e está disponível no Play Store e na Apple Store. 

Quando todos os dados e documentos são fornecidos corretamente, é enviada, para o contato fornecido (WhatsApp, SMS ou e-mail) uma senha de acesso que poderá ser utilizada tanto no Portal quanto no aplicativo. O login sempre será o CPF do usuário cadastrado.